O Especialista
Final de semana de chuva e abafamento
Autor:
Assim como aconteceu no final de semana passado, este também promete pancadas de chuvas, calor e abafamento. Nos modelos da última quarta-feira, o 8º DISME prognosticava para amanhã, sábado, dia 23, “ muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada com a temperatura variando de 21°C aos 28°C, e para domingo, dia 24, “ muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas, com a temperatura variando de 22°C aos 24°C de máxima.
Já a Metsul Meteorologia publicava neste dia, a tendência para o Vale dos Sinos com chuva e sol entre 21°C e 31°C no Sábado, e também com chuva e sol entre 21.0°C e 29.0°C para o domingo. Observa-se que o que vai chamar a atenção é o abafamento, pois as mínimas se manterão acima dos 20°C e as máximas podendo superar os 30°C. Desta forma, a tendência das condições do tempo não serão das melhores para quem se dirigir ao Litoral Norte. De acordo com informações da Metsul, o avanço de ar tropical mais quente e úmido para o Estado, ditará a dinâmica do tempo neste final de semana com pancadas típicas de verão.
Temporal em Campo Bom:
No último sábado, dia 16, após um amanhecer esplendoroso e colorido, conforme ilustra a primeira imagem abaixo registrada por este colunista, durante o período da manhã ocorreu um forte abafamento e forte elevação na temperatura com a máxima atingindo os 36.2°C às 14h da tarde após mínima de 22.7 às 5h da manhã.
Próximo das 14h30min, Campo Bom e região foram atingidos por um forte temporal, com rajadas de vento da direção SW que atingiram 65,1 km/h e forte pancada de chuva. Entre às 14h30min e 16h da tarde acumulou 18.2 mm subindo para 29.6 mm até as 21h da noite. O domingo, dia 17, amanheceu nublado e com retorno do sol no período da manhã, a temperatura subiu até 31.5°C às14h da tarde, novamente com forte abafamento e retorno da instabilidade com novas precipitações principalmente a partir do final da tarde acumulando 14.0 mm até as 21h da noite e acumulando os 17.4 mm até as 9h da manhã da segunda-feira, dia 18. Assim o total da precipitação até a manhã de ontem atingiu 78.2 mm que corresponde a 54,0% da média histórica esperada para o mês de janeiro em 36 anos que é de 144.8 mm.
O volume ainda está bem abaixo do esperado, mas mesmo assim, a chuva dos últimos dias amenizou bastante a estiagem que continua acontecendo. Estamos no quarto mês seguido em que a média mensal da precipitação tem ficado bem abaixo da média normal histórica, sendo que o mês mais seco foi o de novembro de 2019 que acumulou apenas 54.6% do total esperado. Apesar de estarmos apenas com 54% da média histórica de janeiro, este percentual com certeza aumentará, pois vários modelos de Meteorologia estão prevendo chuva entre hoje até o dia 31 em todos os dias com volumes irregulares, mas que podem chegar aos 21mm no domingo.
Como foi o tempo no litoral no último final de semana:
Assim como em nossa região, o temporal atingiu também as praias do Litoral Norte no último sábado. O dia amanheceu bastante nublado entre Tramandaí e Capão da Canoa, mas a partir do meio da manhã, as nuvens diminuíram e o sol se fez presente trazendo calor mas o vento nordestão soprava muito forte na beira da praia.
Mesmo assim, o tempo foi bastante aproveitável como em Atlântida Sul RS, como ilustra a próxima imagem da coluna registrada por Ana Allix, onde a temperatura máxima se aproximou dos 30°C e o fluxo de banhistas foi bem menor do que ocorrido nos Feriadões de Natal e Ano Novo. A chuva chegou após as 14h se foi significativa nesta praia com acumulado de 40mm, causando alagamentos passageiros em várias ruas e avenidas.
Já em Tramandaí neste dia registrou condições do tempo semelhantes aproveitável para o banho de mar no período da manhã, com a temperatura atingindo a máxima de 28.2°C as 14h da tarde. Com a chegada da instabilidade pouco antes das 15h chovendo 16mm até as 16h com a temperatura caindo para 20.5°C neste horário. O acumulado da precipitação foi bem menor ao de Atlântida Sul que dista apenas 12 km ao norte. Semelhante ao sábado, domingo amanheceu nublado em Tramandaí mas o sol brilhou a partir do meio da manhã com elevação da temperatura e propiciando boas condições de banho, pois chegou nos 31.1°C próximo ao meio-dia. O tempo fechou logo após as 14h com forte pancada de chuva atingindo24.8 mm até as 15h e causando os tradicionais alagamentos passageiros em diversas vias da cidade por falta da rede pluvial e infra-estrutura. Até as 16h choveu 26.2 mm conforme dados da Estação do INMET local.
A média da temperatura até o dia 20:
A temperatura média do mês que estava em 26.6°C até o dia 12, caiu para 25.5°C até o dia 20, quarta-feira desta semana, ou seja, apenas 0.5°C de desvio à maior de sua média normal histórica em 36 anos (1985/2020) que é de 25.0°C. Nos últimos 10 dias, tivemos apenas dois dias com máximas muito elevadas (dias 15 e 16 com 36.2°C) e destes 06 dias com máximas abaixo dos 30°C e mesmo número de dias com mínimas abaixo dos 20°C. Destaque neste sentido ocorreu na última quarta-feira, dia 20, quando foi registrada a menor máxima do mês até agora com 26.8°C, bem abaixo da média das máximas normais para o mês que é de 32.4°C.
Frio na Serra Gaúcha e Catarinense:
Na última quarta-feira, dia 20, a temperatura se manteve baixa durante todo o período em cidades da Serra no RS e em SC. Aqui próximo em Morro Reuter ( Mato Comprido) a temperatura neste dia variou entre 16.3°C e 20.0°C com chuva acumulada de 1.3 mm até as 18h. Na Estação do INMET em Canela, a temperatura variou entre 16.3°C e 19.6°C, que no dia anterior já tinha registrado mínima de 12.2°C. Em São José dos Ausentes (1.175 m) a temperatura variou entre 13.8°C e 15.6°C com 5.1 mm até as 17h da tarde. Em Bom Jardim da Serra ( Morro da Igreja) em SC, a temperatura na quarta-feira variou entre 11.4°C e 14.1°C, num dia chuvoso e frio. As 15h da tarde fazia apenas 13.1°C, mas no dia anterior a mínima foi de apenas 8.0°C. Em São Joaquim SC( INMET), a temperatura variou entre 13.7°C e 18.8°C, e entre as 15h e 2h da noite acumulou 28.6 mm de chuva.
Dados da Estação de Guatambu/SC:
No dia 20 de janeiro, a Estação de Meteorologia de Guatambu SC que dista apenas 5 km da divisa de Chapecó que integra a Rede da Empresa CLIMATERRA (Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho) registrou neste dia temperatura mínima de 17.9°C e máxima de 23.8°C com acumulado de precipitação de 3.8 mm. Predominou ventos da Direção NW/N com rajadas de 20 km/h e média de 5km/h. Vale destacar que a Estação de Meteorologia Automática e Convencional de Guatambu foi instalada pelo próprio Meteorologista Piter Scheuer da Empresa Climaterra, que hoje é um dos expoentes da meteorologia do Brasil.