Conecte-se conosco

TudoOnline

Fermentando e Digerindo

 Em nosso encontro passado, dissemos que um grande problema entre as pessoas é a comunicação. Entre os casais essa dificuldade é bem ampliada. Eu arriscaria dizer que esse é um dos maiores desafios da vida conjugal.

Com frequência, ouço mulheres casadas reclamarem que seus cônjuges não as escutam. Às vezes, parece que a mulher fala algo, e o homem está em outro planeta. Ele fica com aquela aparência de quem está na lua, e, se ela perguntar o que ele está pensando, a resposta vai ser, “nada”.

Por que, muitas vezes, o homem age dessa maneira e ainda é capaz de dizer que ama a mulher?

Bem, os homens, normalmente, precisam “fermentar” e “metabolizar” o que ouvem.

Ao ouvir o que alguém fala, o homem armazena, fermenta e só depois de metabolizar, consegue entender o que está acontecendo.

É como se o homem tivesse dois cérebros; um para armazenar e fermentar o assunto, o outro para raciocinar, analisar e decidir.

Quando você fala coisas importantes, principalmente as que demandam decisões muito acertadas, tudo o que você falar irá para o primeiro cérebro (o que fermenta) e, depois de “fermentado”, o assunto será metabolizado para que ele encontre uma solução adequada.

Então, se você falar algo que seja recusado de imediato, não fique aflita. É assim que funciona. Na verdade, o que o homem, na maioria das vezes, está dizendo é “vou precisar de uns dias para fermentar esse assunto”. E o tempo de fermentação vai depender do grau de importância do assunto, da responsabilidade da decisão e do tamanho do impacto que terá na vida de vocês.

Então eu tenho três conselhos bem práticos:

1 – Quando tiver que falar algo importante com seu parceiro, se for possível, espere um momento tranquilo;

2 – Fale tudo o que precisa falar, mas um assunto de cada vez. E fale de uma vez. Não fique repetindo a mesma coisa diversas vezes;

3 – Uma vez que você falou, deixe que ele “fermente” e “metabolize” o assunto. Se você falar uma vez e ficar voltando ao assunto repetidamente, ele irá “vomitar”… E tudo pode ir por água abaixo.

Quando vocês estiverem no calor da briga, valem as regras 2 e 3. Fale tudo de uma só vez, mas, lembre-se de um detalhe muito importante: depois de falar, fique quieta. O cérebro masculino costuma trabalhar melhor na ausência de vozes femininas. Você poderá ver seu parceiro sentado diante da TV trocando de canal sem ver absolutamente nada. Saiba que ele está “fermentando” o assunto. Talvez ele demore a dormir, ou acorde de madrugada e fique quieto na cama olhando para o nada. Dê-lhe um tempo; ele está “metabolizando”. Deixe o cérebro dele trabalhar.

Mas, e com as mulheres, como as coisas funcionam? Bem, esse é um assunto para o nosso próximo encontro. Então, espero você aqui.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível