TudoOnline
Feriadão com geadas e praia
Autor:
O Feriadão iniciado na sexta-feira, dia 15, data da Proclamação da República, reservou curiosidades climáticas tanto na questão das temperaturas como também com fenômenos meteorológicos.
Na véspera dia 14, a quinta-feira foi bastante chuvosa no Vale dos Sinos com total de 27.6 mm de precipitação, o que fez o acumulado do mês atingir os 134.2 mm, superando a média normal histórica em 35 anos que é de 133.4 mm. O tempo instável foi substituído no início do feriadão com o retorno do tempo bom e com queda na temperatura, principalmente no leste do Estado e na Região Serrana.
No feriado do dia 15, por exemplo, em Canela a temperatura neste dia variou entre uma mínima de 13.6°C e a máxima foi de apenas 19.4°C às 14h da tarde. No sábado dia 16, a mínima caiu para 10.5°C ao amanhecer e a tarde a máxima se estabilizou nos 21.1°C e no amanhecer do domingo o frio aumentou e caiu para uma mínima de 8.5°C no amanhecer.
Mas o destaque climático ocorreu como sempre foi na Serra de Santa Catarina. A cidade de São Joaquim, localizada a mais de 1.300 metros, no alto da serra de SC, registrou geadas ao amanhecer dos dias 16, 17 e 18 de novembro com mínimas de legítimo inverno.
O frio mais intenso e a geada mais forte ocorreu no amanhecer do sábado, dia 16, sendo que as temperaturas nas baixadas da região chegaram a registrar 0.5°C de acordo com a Rede de Estações Keiser no Vale Caminhos da Neve a cerca de 3 km do centro da cidade, onde a geada se apresentou em maior evidência, deixando os campos de baixadas brancas como a neve. E com o gelo raspado dos carros foi possível de fazer um bonequinho de gelo que é conhecido como “ Geanildo “ o simpático boneco de geada.
A imagem acima ilustra o famoso “ Geanildo “ que voltou em pleno mês de novembro ( em foto e criação de Mycchel Legnaghi) na manhã do sábado dia 16. O frio foi mais intenso em Urupema e em Urubici que registraram a mesma temperatura mínima negativa com -0.2°C. O frio foi forte também em Bom Jardim da Serra na Estação F.Keiser com mínima de 2.0°C em painel com 3.2°C na Estação G. Hugen.
Assim confirmou-se o previsto já no começo da semana, a partir do dia 12 pelo Instituto Climaterra, aliás o único, pela ocorrência da primeira geada de novembro de 2019 e também com alertas sobre o risco de danos em lavouras de batatas.
No amanhecer do domingo, dia 17, a geada repetiu-se em SC, com mínimas de 1.6°C em São Joaquim/F. Keiser, 1.6°C em Bom Jardim da Serra/F. keiser e 4.0°C em urubici/Epagri. Novamente ao amanhecer do dia 18, segunda-feira ocorreu a terceira geada consecutiva em SC com mínimas de 2.1°C em São Joaquim/F.Keiser, 2.5°C em Bom Jradim da serra/F.Keiser e de 4.3°C em painel/G. Hugen.
Aqui no Estado, as mínimas entre as Estações do INMET, no sábado foi de 7.2°C em São José dos Ausentes e que no domingo, dia 17 caiu para 6.6°C e em Cambará do Sul com mínima de 6.5°C e em Canela com 8.5°C já citado acima.
Os turistas que curtem o frio, tiveram o privilégio de em pleno mês de Novembro tanto em SC como no RS, sentirem as temperaturas baixas e de presenciarem o fenômeno da geada, que apesar de escassa em novembro não é inédito, pois em anos anteriores o mesmo também já ocorreu.
Amanhã, dia 23, se completam em dois anos que este colunista registrou e presenciou a geada em cambará do Sul, que no amanhecer registrou mínima de 3.7°C na Estação do INMET mas que nas baixadas foi ainda menor.
No ano passado, no dia 19 de Novembro fez 2.8°C em Herval, e de 3.0°C em Pinheiro machado no Sul do Estado e de 3.3°C na localidade de Várzea do Cedro em São F. de Paula, todas com registro de geada fraca. Nas Serras Catarinenses ocorreram geadas nos dias 20 e 21 de novembro de 2018.
Por outro lado, neste feriadão quem se dirigiu ao Litoral Gaúcho e Catarinense foi agraciado com belos dias de sol e de temperaturas agradáveis, como ilustra a imagem acima que registra dia espetacular no dia 17 sábado em Atlântida Sul com a temperatura variando entre mínima de 16.0°C e máxima de 23.5°C no meio da tarde e com rajadas de vento que não ultrapassaram os 30,6 km/h.
O destaque climático desta semana , sem dúvida é o da sequência de dias ensolarados e quentes, que devido a atuação de um ar muito seco, tem ocasionado grandes amplitudes térmicas com as mínimas caindo para níveis muito agradáveis bem abaixo dos 20.0°C. Até ontem, quinta feira, no últimos cinco dias as amplitudes na temperatura tem sempre superado os 17.0°C, sendo que a maior ocorreu no dia 18 com 19.2°C, variando de uma mínima de 13.4°C para a tarde atingindo os 32.6°C.
Ontem, após novo amanhecer agradável com mínima de 18.1°C ao amanhecer, no período da tarde a máxima se aproximava dos 37.0°C, ou seja uma amplitude térmica acima dos 18.0°C.
O calor deverá ceder hoje a tarde com a previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas conforme previsão do 8º DISME. O final de semana deverá ser com tempo parcialmente nublado e com retorno de temperaturas agradáveis com mínimas na média de 15.0°C e máximas na média de 27.0°C/28.0°C.