O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) divulgou nesta sexta-feira (02/12) mais um balanço da situação vacinal entre as pessoas que vieram a óbito pelo coronavírus. Os dados ressaltam novamente que quanto mais avançado o esquema de doses do indivíduo, menor o risco de morte por causa da covid-19, chegando a diminuir em até 16 vezes as chances de óbito, dependendo da idade.
Entre os idosos, população considerada mais vulnerável pelo fato de terem uma imunidade mais limitada, a taxa de mortalidade é até oito vezes menor para quem já fez a segunda dose de reforço, em comparação com a pessoa que não está com o esquema primário completo.
Leia também:
Vestibular presencial da Feevale acontece neste domingo
Atleta de mountain bike de Campo Bom, Elias Weiss é homenageado pela Câmara de Vereadores
Defesa Civil dispara alerta meteorológica para temporais localizados na próximas horas
Guarda Municipal realiza prisão por ameaça a mulher
Campo Bom encerra 2022 com seis campeões no Gaúcho de Bicicross
A análise também demonstra o aumento da proteção na comparação com as pessoas com apenas o primeiro reforço ou com esquema primário completo (duas doses ou dose única). Nesta faixa da população acima dos 60 anos, quem tem o segundo reforço possui quase duas vezes menos risco de óbito em comparação ao indivíduo com somente um reforço e quatro vezes menos em relação a quem tem apenas o esquema primário.
A faixa etária dos idosos é hoje a com maior proporção entre os óbitos de covid-19 no Rio Grande do Sul, representando cerca de 90% das ocorrências no último mês. Porém, o mesmo impacto pode ser observado nas demais idades. Entre os 40 e 59 anos, o segundo reforço chega a diminuir o risco de morte pelo coronavírus em 16 vezes. Enquanto a pessoa com segunda dose nesta idade tem uma taxa de mortalidade de 2,79 por cem mil pessoas por ano, o índice é de 44,9 para quem não tem o esquema primário completo. Ter o segundo reforço também reduz em mais da metade o risco de morte nessa população em comparação com a pessoa com o primeiro reforço.