A Universidade Feevale divulgou nesta terça-feira os resultados de uma coleta de amostras realizadas em 12 cidades da região entre 15 de junho a 9 de agosto. O Laboratório de Microbiologia Molecular, integrante da Rede Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), revelou que a variante Delta (21A) do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, foi encontrada em 25,88% das amostras. Esse é o primeiro estudo que pode comprovar a transmissão comunitária da variante na região. A análise geral revelou uma predominância de amostras da variante Gamma, 75,29% contra 25,88% da variante Delta. A idade dos pacientes variou de 10 a 93 anos, e 51 amostras eram de pacientes do sexo feminino.
Leia também:
Novo programa deve alterar a forma de repasse de verbas do Governo do Estado a hospitais
Boletim Epidemiológico tem mais 12 casos e número de casos ativos tem leve alta
Campo-bonenses são campeões em competição de Taekwondo
Investigação sobre tortura de menino de 6 anos em Canoas cumpriu mandado de prisão em Campo Bom
De acordo com o virologista Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e coordenador da rede Rede Corona-Ômica BR-MCTI, os dados corroboram os achados recentes encontrados em outros estados brasileiros de uma continuada evolução e diversificação da variante Gamma, bem como de uma ocorrência crescente da variante Delta. “É preciso ressaltar que a vigilância constante da circulação e distribuição relativa das diferentes variantes é uma ferramenta importante para o enfrentamento da pandemia. Precisamos, portanto, continuar monitorando continuamente as variantes, principalmente a Delta”, afirma.
As amostras foram coletadas nos seguintes municípios: Alvorada (1), Campo Bom (3), Canoas (31), Estância Velha (1), Esteio (1), Garibaldi (16), Minas do Leão (1), Novo Hamburgo (14), Porto Alegre (11), Quaraí (1), São Sebastião do Caí (1) e Sapucaia do Sul (1), além de viajantes de outros estados. Foram encontrados casos da variante Delta nos seguintes municípios: Canoas, Estância Velha, Garibaldi, Novo Hamburgo e Porto Alegre.