Conecte-se conosco

Geral

Estudo da Feevale confirma predominância da variante ômicron no RS

A Universidade Feevale divulgou na manhã desta quinta-feira uma atualização do estudo que acompanha a predominância das variantes do vírus que causa a covid-19. Assim como na última atualização, a variante ômicron predomina nas amostras coletadas. Foram identificados e sequenciados 92 genomas completos de SARS-CoV-2 de amostras coletadas em municípios das regiões Metropolitana, Vale do Sinos, Serra e Caí, além de uma amostra de uma residente da Austrália, entre o final de janeiro e o início de março deste ano. Campo Bom foi a cidade que mais amostras forneceu com 15.

Leia também:

Avaliando o acompanhamento epidemiológico que vem sendo realizado desde o surgimento desta variante em dezembro de 2021, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale e coordenador da Rede Corona-Ômica BR-MCTI, Fernando Spilki, explica que foi possível demonstrar que a VOC Ômicron substituiu rapidamente a linhagem Delta, que circulava anteriormente. “No mês de dezembro de 2021, apenas 10% das amostras foram correspondentes da Ômicron e 90% foram representativas da linhagem Delta. A partir do mês da sua introdução na região, a Ômicron foi detectada com 95% de frequência em janeiro de 2022 e 100% nos próximos meses analisados (fevereiro e março de 2022)”, afirma.

Amostras analisadas eram provenientes de: Brochier (1), Campo Bom (15), Canoas (9), Caxias do Sul (14), Estância Velha (19), Garibaldi (10), Lindolfo Collor (1), Montenegro (4), Novo Hamburgo (13), Portão (1), Porto Alegre (1), Presidente Lucena (1), São Leopoldo (2) e uma amostra de uma residente da Austrália. As 14 amostras do município de Caxias do Sul foram coletadas em parceria com o Projeto Immuneshare – MCTI. Os genomas obtidos no presente estudo estão sendo depositados em bases nacionais e internacionais, com a posterior submissão do trabalho ao periódico científico.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível