Conecte-se conosco

Geral

Estudante de Campo Bom tem projeto selecionado no Programa Parlamento Jovem do Mercosul

A campo-bonense Vitória Scotti, aluna do 2° ano do ensino médio em tempo integral da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, teve seu projeto “A Sustentabilidade é o Único Caminho: Horto Escolar – Teoria e Prática” selecionado no Programa Parlamento Jovem do Mercosul (PJM). Seu trabalho está entre os seis de todo o Rio Grande do Sul escolhidos para disputar três vagas à fase nacional do PJM.

O projeto desenvolvido por Vitória, sob orientação do professor Ismar Scharlau, visa criar um horto escolar sustentável utilizando técnicas agroflorestais para promover a educação ambiental e a conscientização sobre as mudanças climáticas. Além disso, o projeto busca fortalecer a integração regional, envolvendo a comunidade local e promovendo a troca de conhecimentos e experiências, inserindo a educação ambiental ao cotidiano escolar e promovendo ações que conscientizem os estudantes e demais setores da sociedade sobre o equilíbrio ecológico. Aliado a isso, a preocupação com a produção de alimentos (verduras e legumes) evidencia a necessidade de criar e disseminar técnicas agroflorestais que possam suprir a manutenção da arborização, o cuidado e preservação do rio e a produção de alimentos para uso da instituição.

A secretária de Meio Ambiente, Keli Bernardes, destacou o orgulho e o potencial transformador de iniciativas como esta: “É uma alegria imensa ver um projeto tão significativo sendo desenvolvido aqui na nossa cidade. O horto escolar sustentável é um exemplo prático e inspirador de como podemos aliar a educação à conscientização ambiental. A utilização de técnicas agroflorestais não só ajuda na preservação do meio ambiente e na conscientização sobre as mudanças climáticas, mas também reforça a importância do equilíbrio ecológico em nosso dia a dia”, afirma.

A vice-prefeita Gênifer Engers também reforçou a relevância do trabalho. “Este projeto vai muito além da sala de aula, pois valoriza o espaço escolar como um ambiente de aprendizado e transformação. A produção de alimentos saudáveis, como verduras e legumes, aliada à conscientização ambiental, traz um impacto direto e positivo para toda a comunidade escolar e seu entorno”, comenta.

Votação:
A eleição dos três projetos que disputarão a fase nacional será realizada pela internet, na página do PJM, https://www.gov.br/mec/pt-br/pjm, entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Podem votar jovens de 14 a 29 anos. Serão eleitos para participar da etapa nacional os três candidatos mais bem votados de cada Unidade da Federação. São considerados eleitores todos os cidadãos residentes no Brasil, ficando restrito a um voto por pessoa.

Os jovens eleitos serão convocados para participar da cerimônia de posse e do curso de formação, a serem realizados em Brasília-DF em julho de 2025, onde receberão orientações sobre sua atuação como parlamentar juvenil. Os custos para a participação serão subsidiados pelo Ministério da Educação (MEC). Durante o Curso de Formação serão escolhidos um titular e dois suplentes por Unidade da Federação. Os titulares – 27 estudantes no total – irão representar o Brasil na Etapa Internacional do PJM, a ser realizada em Foz do Iguaçu entre os dias 11 e 13 de agosto de 2025.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível