Uma das gastronomias estrangeiras mais amadas no Brasil, a culinária japonesa aportou no país em 1908, quando o navio Kasato Maru chegou ao Porto de Santos numa quinta-feira, 18 de junho. A culinária japonesa chegou ao Brasil e a maneira como a conhecemos e consumimos hoje no país é uma adaptação de anos de interação com a cultura brasileira.
No Japão, a culinária obedecia (e ainda obedece por questões de tradição) uma série de regras de conservação e preparo dos alimentos que, mais tarde, conquistou o mundo inteiro. Os pratos, considerados exóticos e diferenciados, caíram no gosto do povo e se tornaram extremamente populares, especialmente no Brasil.
Apesar de passar por adaptações, algumas características permanecem imutáveis – como os pratos a base de peixes, normalmente crus, e de arroz e molhos como o shoyu e o teriyaki. Aos poucos, os sabores orientais caíram no gosto dos brasileiros, que abraçaram o hábito de comer com hashis e passaram a ousar nas criações.
Leia também:
Brigada Militar prende homem com fuzil na Santa Lúcia
Chuva dá uma trégua de pelo menos três dias e dá lugar ao frio
Rio dos Sinos segue subindo em Campo Bom, mas expectativa é que não cause mais danos
Sábado de muita solidariedade no Ginásio Municipal
Dessa forma, a culinária japonesa no Brasil passou por uma série de adaptações, utilizando ingredientes locais, para manter a sua tradição e cultura vivas. Por isso, é muito comum vermos que existem certas diferenças fundamentais entre a culinária japonesa original e a desenvolvida no Brasil. A comida japonesa no Brasil passou por várias alterações para utilizar os ingredientes disponíveis na época.
Nessa culinária, tradicionalmente, o arroz utilizado é de outro tipo e é preparado de forma que fique mais molhado e quase sem nenhum tempero. No Brasil, por outro lado, tende-se a colocar temperos no arroz e outros ingredientes, como alho, cebola e sal.
No Japão, também tende-se a usar molho shoyu em quantidades moderadas, enquanto no Brasil, ele é usado em maiores quantidades. Outro ingrediente que também é encontrado com mais frequência na alimentação japonesa e que não é tão utilizado no país é o Wasabi ou raiz forte.
No Brasil, tende-se a consumir alguns tipos específicos de sushi, como os hossomakis e uramakis em versões “personalizadas”; esses sushis normalmente levam ingrediente como o cream cheese na receita, que foge totalmente ao tradicional japonês.
E aí deu vontade de comer um sushi, um sashimi, um temaki ou alguma outra iguaria da cozinha oriental? Então peça pela tele-entrega da House Sushi Delivery, são 20 combinados disponíves, preparados para o tamanho da sua fome, peça pelo link (clique aqui) ou pelo whats 51 99880 8743 e receba em casa todas as delícias cuidadosamente preparadas.