A forma como o Coronavírus, como é popularmente chamado o vírus Covid-19, está se espalhando pelo mundo já deixa autoridades da área de saúde em alerta para a chegada do vírus ao Rio Grande do Sul. Já é consenso de que devido a facilidade e velocidade no contágio não é possível conter o avanço da doença e o objetivo passa a ser agora de minimizar os efeitos do Coronavírus. O primeiro caso já foi confirmado em São Paulo e a expectativa agora é de avaliar se já houve contágio desse caso, pois o homem de 62 anos que teve o caso confirmado veio da Itália e só teve a doença confirmada alguns dias depois.
Leia também:
Mais de 13 mil eleitores tem até início de Maio para recuperar título de eleitor cancelado
Clima ameno nos últimos dias de Fevereiro
Campeonato Gaúcho de Bicicross tem primeira etapa neste final de semana no Parcão
As primeiras providências na prevenção são de higiene pessoal. Como o Coronavírus é um resfriado forte, pode-se evitar o contágio lavando as mãos com frequência, utilizando álcool gel e principalmente mantendo os ambientes arejados. A transmissão se dá pelo contato com gotículas de saliva, que podem estar na mãos, no ar ou em outros pontos de contato. Até o chimarrão pode ser uma forma de contato, uma vez que a saliva fica na bomba. Caso apresente algum tipo de sintoma como espirros, tosse e coriza, a pessoa deve passar a utilizar a máscara de proteção para evitar contagiar as pessoas mais próximas. A máscara não protege as pessoas que não tem o vírus, apenas reduz a transmissão de quem já está infectado.
Os números de países em que o Coronavírus já se espalhou dão conta de cerca de 85% dos casos os pacientes são tratados como uma gripe mais forte. Outros 10% precisam de atendimento médico e apenas 5% necessitam de internação hospitalar. O índice de mortalidade é de cerca de 3% e atinge principalmente idosos e pessoas que estão com a imunidade baixa. Nesta quinta-feira estão sendo acompanhados casos suspeitos da doença em Farroupilha e Passo Fundo.