Com reconhecimento na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2021, autores de três projetos desenvolvidos em escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom receberam suas premiações. As entregas ocorreram na quarta e na quinta-feira, dias 30 e 31, pela Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom (Smec). Em função da pandemia, o evento foi virtual, no mês de outubro do ano passado, e agora a premiação foi encaminhada para a Smec. “Nove projetos da rede municipal de Campo Bom participaram da Mostratec, que é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. Só isso já foi motivo de orgulho, mas conseguimos classificar três projetos entre os melhores. Isso nos enche de alegria e mostra que os investimentos são assertivos”, diz o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
O projeto “Operação: segurança em jogo! Neste jogo o vírus não entra!”, da Emef Emílio Vetter, de autoria dos alunos Arthur Gabriel Longo da Cruz, João Vitor Rafael Gomes de Freitas e Larissa Eduarda Flores, tendo como orientadora a professora Samila Beatriz Weber e coorientadora Djenifer Caroline Luz, foi 1º lugar na categoria 1.
“Por que o nosso corpo cresce?”, da Emef 25 de Julho, desenvolvido pelos alunos Bernardo Saft e Isabella Albrecht Carvalho, com orientação da professora Tatiana Raquel Petry Schunck, conquistou o 3º lugar na categoria 1.
E o projeto “De olho no óleo”, da Emef Presidente Vargas, criado pelos alunos Bianca Nathalí dos Santos, Myllene Ketlen Jardim de Moura e Yago Gabriel Facioni, com orientação da professora Márcia Teixeira Rodrigues, obteve o 3º lugar na categoria 2.
“O ótimo desempenho dos trabalhos dos nossos alunos na Mostratec demonstra a qualidade do ensino em Campo Bom. Os nove projetos enviados à feira eram oriundos da 7ª Mostra da Semana de Ciência e Tecnologia de Campo Bom”, explica a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider.
Em 2021, a Mostratec, voltada à estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico de todo o país e do exterior, teve participação de mais de 750 projetos de pesquisa. A feira é promovida anualmente pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.