Conecte-se conosco

Geral

Equipamento do radar meteorológico chega ao Brasil

Chegou ao Brasil o equipamento que compõe o radar meteorológico, adquirido pela empresa contratada pelo Estado para a prestação do serviço de monitoramento à Defesa Civil do RS. O instrumento, que funcionará junto ao Morro São João, no bairro Bela Vista, município de Montenegro, e terá uma cobertura de 150km de raio a partir do local de instalação, está passando pelos trâmites alfandegários em São Paulo e, posteriormente, será carregado com destino ao Rio Grande do Sul, para onde virá por via terrestre.

Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp

A empresa Climatempo, que assinou o contrato e entregará o serviço, e a Defesa Civil, definiram pela instalação em Montenegro para permitir a cobertura da região metropolitana de Porto Alegre, com maior concentração populacional e que ainda não era abrangida por esse tipo de serviço, e também o Vale do Taquari.

Já foram iniciados os ajustes necessários para viabilizar a instalação do radar junto à estrutura existente em Montenegro, com alguns dos serviços já tendo sido executados pela empresa responsável. Após essa etapa, o equipamento do radar propriamente dito será fixado e serão feitas as ligações elétricas e lógicas para fins de testes de operação. Todos os trâmites estão ocorrendo dentro dos prazos estabelecidos em contrato, com início da operação prevista para o segundo semestre de 2024.

Leia também:

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

Nova vítima das enchentes é encontrada no RS, mortes chegam a 173

Estância Velha é mais uma cidade da região a registrar mortes por dengue, estado chega a 233 vítimas

Sorteio mensal de maio do Nota Fiscal Gaúcha será realizado na quinta-feira

Os componentes do radar passaram pela fase final de testes de performance na sede do fabricante, na República Tcheca, e posterior foram embalados para despacho ao Brasil, onde chegaram no último sábado, no Aeroporto de Viracopos, no estado de São Paulo. “A população gaúcha está, assim como nós da Defesa Civil, aguardando com muita expectativa a chegada e início das operações dessa importante ferramenta que irá capacitar ainda mais a gestão de riscos e desastres no estado”, frisou o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Continue lendo
Veja também...

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível