Conecte-se conosco

Geral

Direitos da mulher com câncer de mama é tema de evento no Teatro do Cei

No Outubro Rosa, a Prefeitura de Campo Bom organizou uma série de ações para a luta contra o câncer de mama e uma das frentes encontradas e, geralmente pouco abordada, é quais são os direitos da mulher diagnosticada com a doença. “Câncer de mama: desafios e direitos” é o título do evento, aberto ao público, que será realizado na próxima quarta-feira (19), das 13h às 17h30min, no Teatro do Cei.

Para o prefeito Luciano Orsi, o tema é importante pois, se os direitos forem conhecidos, garantem ao paciente oncológico um enfrentamento ao câncer de mama muito mais eficaz. O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), com apoio do Instituto da Mama (Imama) do RS.

É uma abordagem técnica que tem o propósito único de ajudar a melhorar a vida do paciente com câncer de mama, de acordo com Gabriel Colissi, secretário da SMDSH. “Não são apenas direitos no que diz respeito à saúde pública, mas também direitos sociais que são muitas vezes ignorados”, observa.

Leia também:

Polícia Civil prende segundo envolvido em dupla tentativa de homicídio

Polícia Civil deflagra ação em combate a furtos praticados com máquinas de cartão de crédito em Novo Hamburgo

Final de semana marca início de semana com muita nebulosidade

Tem novidade em Campo Bom

Rodada do futsal 40 Anos registrou 17 gols em três jogos

Homens, a conversa também é com vocês

Um fato interessante e pouco divulgado é que o câncer de mama também acomete homens, apesar de incidência menor, em torno de 1% dos casos da doença, segundo dados do governo federal. O teatro, portanto, estará aberto para qualquer um que queira se inteirar do assunto.

Quem são as palestrantes?

Janaína Santos, assistente social, especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, e Izabel Moreira, com experiência em direitos do paciente oncológico, ambas voluntárias do Imama, falam sobre o que é assegurado por lei para quem tem câncer de mama.

Luciane Czerner e Beatriz da Rocha Taschetto, enfermeiras, abordam os sintomas e a importância do diagnóstico precoce da doença, bem como o fluxo de atendimento na rede pública de saúde. “O objetivo do evento é promover um olhar de esperança, de alternativas, do apoio e do suporte do Poder Público neste enfrentamento”, completa Ione G. Pedde, técnica de referência da SMDSH.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível