Ações corretivas e de manutenção da integridade e da qualidade do meio ambiente. São esses conceitos que norteiam o conservarcionismo ambiental, lembrado todo ano no dia 13 de março. Movimento iniciado no Reino Unidos no século 17, devido a devastação das florestas da grande ilha, formou diversas diretrizes que a população mundial usa até hoje para garantir a preservação dos ambientes naturais.
A destinação correta de resíduos é um dos serviços cruciais para esse cuidado. Em Campo Bom, o Caco Treco é fundamental no transporte e descarte adequado de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. Somente em 2023, foram cerca de 2700 agendamentos atendidos pelo programa municipal da Secretaria de Meio Ambiente e mais de 5200 volumes recolhidos, um aumento de quase 25% em comparação a 2022. Circulando em cada bairro duas vezes por mês, é necessário entrar em contato pelo número 51 3598-8643 para que o recolhimento seja feito.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Em parceria com a Verallia, empresa produtora de embalagens de vidro, foram recolhidas mais de 100 toneladas em 2023 nos PEVs (pontos de entrega voluntária). Os pontos ficam espalhados em diversos locais de Campo Bom e servem para descarte de vidros de todo tipo, desde que não estejam contaminados. O recolhimento é feito pela empresa quinzenalmente e o material é totalmente reciclado.
Leia também:
Ginete de São Gabriel e laçadores de Caxias são os campeões do Rodeio de Campo Bom
Governo Estadual deve decretar situação de emergência, RS tem mais três mortes confirmadas por dengue
Conheça os campeões dos concursos artísticos do 44º Rodeio de Campo Bom
Potro aguarda adoção no Hospital Veterinário da Feevale
Resíduos perigosos também possuem destinação correta em Campo Bom. Materiais como pilhas, baterias e lâmpadas podem ser entregues em locais como CEMEA, Centro Administrativo, Horto Municipal, Centro Municipal de Recuperação e Bem-Estar Animal, Unidade Básica de Saúde Porto Blos e nas escolas 25 de Julho, Borges de Medeiros, Duque de Caxias, Marcos Silvano Vieira, Presidente Vargas, Santos Dumont e CEI.
E a coleta de rejeitos é realizada três vezes por semana em cada um dos bairros urbanos, enquanto que na área rural, são duas coletas semanais. Já a coleta de recicláveis é realizada uma vez por semana. Todas as informações podem ser conferidas no link: campobom.rs.gov.br/index.php/servicos-online/coleta-seletiva.