Conecte-se conosco

TudoOnline

Destruição de casa histórica reacende polêmica da preservação histórica em Campo Bom

A destruição de uma casa, na esquina da rua São Paulo com a rua dos Andradas, no centro da cidade, trouxe à tona novamente a necessidade da preservação da história de nossa cidade e dos imóveis restantes que fazem parte dela. A cidade ainda possui, principalmente casas datadas do início da povoação da cidade, então ainda pertencente a São Leopoldo. Porém há necessidade de ajustes na Lei Municipal que trata do tema e do Plano Diretor da cidade para que os imóveis possam ser legalmente tombados e passem a fazer parte do acervo histórico.

Leia também:

Chafariz do Largo precisa de reforma completa para voltar a funcionar

Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas

Santos e Portela decidem a Copa Amizade 40 Anos de Futsal

O imóvel retratava a história da indústria campo-bonense. Pertenceu a família do metalúrgico Adão Hans, sua esposa Ella Konrath e o filho Adão Astor Hans. Foi um dos fundadores da Comunidade Evangélica Luterana da Paz e era proprietário da indústria Adão Hans & Cia. Ltda, pioneira na fabricação de balancins de sola, numa época em que as indústrias utilizavam maquinário importado usado. A informação é de Jorge Stocker Júnior, membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural.

Ele ressalta que o prédio estava indicado para preservação pelo IPHAE/RS  e não houve autorização do órgão para destruição. Consideramos toda demolição de bem cultural uma perda incalculável para o Município, uma vez que o patrimônio cultural é um dos nossos maiores recursos para o desenvolvimento. Ele finaliza ressaltando que há falta de informação pois muitos entendem que os imóveis históricos precisam ser preservados em sua íntegra o que não é verdade: “É importante esclarecer que as casas podem receber modificações internas e também, construção de anexos e outros prédios no mesmo terreno. A intenção do inventário é proteger os elementos culturais e ambientais relevantes da paisagem do município.” destaca Stocker.

Um vizinho informou que o serviço foi realizado no último sábado. Em menos de três horas a casa foi destruída e o terreno foi limpo. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que o proprietário do imóvel realizou a demolição sem autorização da Secretaria do Meio Ambiente. O pedido foi protocolado na segunda-feira, 04, quando já havia sido realizada a demolição. O proprietário será multado conforme previsão legal.

Trabalho foi realizado no último sábado, 02 e pedido foi protocolado na prefeitura no dia 04

 

 

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível