O Especialista
Destaque da semana é a volta da geada e do frio
Autor:
Geada do dia 15 de fevereiro
Na terça-feira dia 15 ocorreu a terceira geada do mês em São Joaquim e a décima do verão com temperatura mínima típica de inverno. As menores mínimas ocorreram em Vargem Bonita/F.K com 3,2°C com a mesma mínima em painel/PWS. Em São Joaquim a menor mínima ocorreu na Estação localizada no Bairro Jardim Bandeira/Tadeu quase centro da cidade com 4,1°C com a mesma mínima em Urupema/Epagri. Já em Urubici na localidade de Vacas Gordas/F.K a mínima foi de 5,2°C seguido de 5,6°C em Fraiburgo/F.K. A primeira imagem da coluna desta semana ilustra a geada ocorrida novamente no Vale Caminhos da Neve com crédito de Mycchel Legnaghi.
O Vale possui características peculiares que retém o frio que se forma na baixada, numa altitude de 1.200 metros. Como o ar frio é mais pesado e denso ele se deposita nas baixadas congelando as gotículas de orvalho e formando então a geada, um dos fenômenos mais importantes e belos da meteorologia. Aqui no RS neste dia não houve pelo menos registro de geada neste dia, mas a mínima de 4,8°C registrada em São José dos Ausentes na Estação Mário Zatta foi propícia para ocorrência do fenômeno não divulgado por falta de um observador do tempo.
Geada do dia 16 de fevereiro
Assim como ocorrido na semana passada, neste dia SC registrou a segunda geada seguida. No dia anterior, dia 15 a geada foi mais ampla e forte ocorrendo em várias regiões do Planalto Sul Catarinense e se concentrou na região de São Joaquim. Na terça-feira dia 16 a mínima em SC ocorreu em Bom Jardim da Serra na Estação Terra do Gelo com mínima de 2,4°C e com geada. Mínimas com geada ocorreram também na Estação F.K com 3,7°C e de 3,6°C na Estação Invernada Grande/F.K também em localidades de Bom Jardim da Serra. Conforme dados da Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) esta foi novamente a segunda geada seguida pela segunda vez no mês, sendo a quarta de fevereiro e de 11 dias com geada neste verão.
Geada no RS
No amanhecer da terça-feira, dia 16 é praticamente certo que tenha ocorrido geada em São José dos Ausentes que registrou mínima de 4,1°C na Estação localizada na Cabana Mário Zatta distante da área urbana mas não registrada por falta de um observador. Fez também frio de apenas 4,7°C (condições de geada) na Estação Rancho da Felicidade no interior da cidade. Se fossemos levar em conta a mínima oficial de São José dos Ausentes na Estação do INMET local neste dia a mínima registrada de 10,9°C não seria indicativo de ocorrência de geada. Por isso a importância de instalação de novas Estações de Meteorologia na Região de São José dos Ausentes considerando a sua grande área geográfica e com baixadas onde acontecem as mínimas e com maior facilidade a geada, mas com necessidade de um observador para o registro do fenômeno.
Dados do clima no final de semana que passou:
Conforme reportado na coluna da semana passada que foi apenas digital, o sábado foi muito aproveitável e o domingo ficou comprometido com predominância de nebulosidade e ausência do sol e que tinha previsão de pancadas de chuva em algumas regiões do Estado pela passagem de um Sistema de Baixa Pressão (instabilidade do tempo).
Aos que se dirigiram ao Litoral Norte o sábado foi um dia muito aproveitável com presença de muito sol, e com a água do mar mais agradável ao contrário da maioria dos dias até agora com sensação de estar muito fria. Segundo informações de Luiz Augusto Rath, observador do tempo e estudioso do clima, o sábado em Tramandaí tinha o mar com sensação de ser morna mas não tão limpa com o vento da direção nordeste com intensidade moderada e com calor agradável como ilustra a foto de Luiz Augusto abaixo.
Já os turistas e veranistas da praia de Torres foram premiados com um dia bem ensolarado e com o mar limpo e com menos vento e com temperatura bem agradável, ou seja, um sábado perfeito conforme ilustra a próxima imagem da coluna com crédito de Neli Carmen Biesek.
No domingo ao contrário, o tempo ficou com céu nublado em todo o litoral norte e atraiu menos banhistas que de costume e com a temperatura não passando dos 26°C, vento moderado e com a água do mar mais fria e com bandeira amarela que exige cuidados dos banhistas.
Acumulado de apenas 28.0mm:
Pelo menos até a quinta feira dia 17, o acumulado da precipitação em Campo Bom RS somava apenas 28.0 mm até as 9h da manhã. Este total é a soma de apenas dois registros de chuva, com 1.2 mm registrados no dia 04 e de 26.8 mm ocorridos no dia 05. Mais uma vez no período da Fase da Lua Crescente entre os dias 08 e 14 de fevereiro não tivemos nenhuma precipitação em Campo Bom e outras cidades próximas da latitude/paralelo 30° que passa sobre Porto Alegre que são localidades que não gosta de chover na Fase desta Lua.
Após um sábado ensolarado e bastante quente em Campo Bom RS com máxima de 35.5°C a previsão da meteorologia era de chuva para o domingo na região o que acabou não ocorrendo infelizmente, mesmo tendo amanhecido com tempo encoberto e nuvens escuras que se prolongaram durante quase todo o dia mas sem precipitação. Na cidade de Porto Alegre por onde passa o paralelo/latitude 30° e que tem influência em cidades próximas durante todo o domingo choveu apenas 2.8 mm o que é insignificante, comprovando mais uma vez que não gosta de chover nestas regiões na Fase da Lua Crescente.
Previsão de pouca chuva até o final do mês:
Em consequência da continuidade do Fenômeno La Ninã já reportado por várias vezes nesta coluna, os modelos da última quarta-feira dia 16, continuavam indicando pouco volume de chuva pelo menos até o final de fevereiro e com tendência de assim continuar no mês de março. O maior volume previsto é de apenas 5.3 mm para o dia 24, na próxima quinta-feira e de apenas 1.4 mm para a próxima segunda-feira dia 21.
As outras prováveis precipitações devem registrar menos de 1.0 mm e estavam previstas inclusive para este final de semana mas se confirmando tais projeções o acumulado do mês de fevereiro deste ano fechará com o segundo acumulado mais baixo em 37 anos em Campo Bom com até 36.0 mm lembrando que o fevereiro mais seco neste período ocorreu em 2005 com apenas 31.7 mm quando o Estado também enfrentou uma grave seca. A média histórica da precipitação em Fevereiro é de 130.9 mm e até ontem portanto acumulou apenas 21,4% do esperado.
Esperamos que os futuros modelos revertam esta situação e sinalizem maiores volumes de chuva nas próximas precipitações.