Conecte-se conosco

O Especialista

Depois do frio no início do mês, o calor começa a dar as caras

Confirmou-se o frio intenso que modelos indicavam entre os dias 05 e 07 e novembro e publicado na coluna da edição da semana passada. No dia 05, a mínima no Estado ocorreu em São José dos Ausentes em Estação particular com 0.8°C, a mais baixa no Estado neste dia. Na Estação do INMET a mínima ocorreu as 3h da madrugada com 2.8°C. A geada que ocorreu durante a madrugada, foi dissipada e prejudicada a sua observação ao amanhecer pela ocorrência de nevoeiro constante em vários momentos e que se intensificou ao amanhecer com a elevação da temperatura para os 3.9°C às 5h e subindo para 4.6°C as 6h da manhã.

O dia se manteve encoberto, úmido e frio, bem característico do inverno pleno, além da chuva fraca que iniciou pelas 9h da manhã e se prolongando até as 14h da tarde quando fazia apenas 9.4°C, o que convenhamos frio de inverno em novembro. A primeira das imagens de hoje ilustra a manhã fria da quinta-feira, dia 05 em São José dos Ausentes quando fazia apenas 8.0°C às 10h da manhã com crédito deste colunista. No período da tarde a máxima chegou apenas a 11.5°C às 13h caindo para 8.8°C às 19h com o céu mais aberto prenunciando mais uma madrugada com geada e frio para esta época do ano.

O frio foi forte também e com provável geada em Farroupilha com mínima de 1.4°C e de 2.1°C em Vacaria.
Já em SC, onde não ocorreu o nevoeiro as mínimas neste dia foram negativas e as geadas mais intensas do que no RS. Em Urupema a mínima chegou à -3.1°C, sendo o recorde de toda a sua série histórica, superando o recorde anterior de mínima para novembro que era de -1.8°C em 11/11/2010. Em São Joaquim a temperatura mais baixa ocorreu na localidade de Santo Antão com mínima de -1.7°C e mesma mínima em Bom Jardim da Serra. Fez -1.3°C em Urubici e em Painel/G.Hugen seguido de -0.9°C em Vargem Bonita.

06 de Novembro:
Aqui no Estado, a mínima ocorreu novamente em São José dos Ausentes/Est.Silveira Fazenda Potreirinhos com 1.9°C e provável geada. Aqui mais próximo, na localidade de Tainhas em São Francisco de Paula a mínima foi de 3.3°C e na Região do Castelinho em Canela a mínima foi de 4.8°C, enquanto que em Vacaria a mínima foi de 2.3°C e em São José do Ouro com 2.8°C.

Em SC na Estação/Epagri em Urupema que já tinha registrado o recorde de mínima para um mês de Novembro, neste dia bateu o recorde com a mínima atingindo -3.3°C. Em Bom Jardim da Serra (Estação Terra do Gelo), localizada a 1,5 km do centro da cidade registrou mínima de -3.4°C e geada severa. As outras mínimas negativas ocorreram em Painel/G.Hugen com -2.7°C e com -0.3°C em Vargem Bonita/Est.K e em Urubici/Epagri com a mesma mínima. Em São Joaquim na localidade Pericó, a mínima foi de 0.6°C. Em todas estas localidades houve ocorrência de geada de moderada à forte.

07 de Novembro:
Neste dia de acordo com dados da Empresa CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer), a Serra Catarinense completou 122 dias com geada no ano e 78 dias com marcas negativas. Nos primeiros 07 dias de Novembro só não geou em SC no dia 04 em SC. Em SC , a mínima foi registrada no Vale da Envernadinha que fica a 11 km do centro de São Joaquim com 1.6°C, seguida de 1.8°C em Bom Jardim da Serra e de 1.9°C em Painel/G.Hugen com a terceira geada seguida no Estado Catarinense.

Entre as Estações do INMET, a mínima no RS ocorreu em São José dos Ausentes com 8.3°C e em SC de 6.8°C em São Joaquim e mesma mínima na Estação do Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra.
“ As geadas tardias ocorridas na primeira semana de novembro e que ainda poderão se repetir este ano, causaram danos às lavouras de milho e trigo no RS e SC, infelizmente por ocorrerem num período muito além do período normal do inverno “

A temperatura média de Novembro está subindo :
A temperatura média dos primeiros 06 dias de Novembro fechou em 18.1°C, ou seja, 3.8°C abaixo da média normal mensal histórica em 36 anos que é de 21.9°C. A média das mínimas neste período era de 11.3°C e a normal histórica é de 16.1°C, ou seja, um desvio de 4.8°C, e a média das máximas estava em 25.5°C, com um desvio á menor em 3.9°C.
A partir do dia 07, as temperaturas começaram a elevar-se gradativamente. A média das temperaturas máximas entre o dia 07 e 11 subiu para 28.8°c e a média das mínimas neste período subiu para 17.5°C e a média mensal subiu para 19.9°C, e mesmo assim continua 2.0°C abaixo da média mensal normal histórica.

A previsão do tempo para este final de semana é de tempo ensolarado com parcial nebulosidade e máximas elevadas, superando os 30°C e as mínimas agradáveis variando de 15°C a 18°C neste período. Modelos indicam que entre o dia 17 e 23 de novembro teremos dias extremamente agradáveis nas máximas e mínimas entre 13°C e 11°C e até menos principalmente nos dias 21 e 22 de novembro. Novas geadas tardias poderão ocorrer nas Serras do RS e SC no amanhecer dos dias 21 e 22 de novembro(SÁB/DOM).

Estiagem e nível do rio dos Sinos:
A segunda estiagem do ano infelizmente está se confirmando e se agravando com o baixo volume de precipitação que está entrando em seu segundo mês. Em outubro, o total da precipitação na cidade atingiu apenas os 52,5% da média normal mensal histórica esperado, dando os primeiros sinais da nova estiagem, em consequência do Fenômeno La Niña ( resfriamento do Pacífico) que inibe a chuva no Sul do Brasil.

Na manhã da última segunda-feira, na Ponte da Barrinha, o Rio dos Sinos media apenas 1,38 m, conforme ilustra a  imagem abaixo com crédito de Geferson Luiz Packs, o menor nível desde maio deste ano quando atingiu apenas 0,86 cm no mesmo local, no dia 11, na grande estiagem que teve seu início em dezembro de 2019. Era esperado um volume maior de precipitação esta semana e resumiu-se apenas em 2.6 mm na segunda-feira, dia 09, e de apenas 3.2 mm na terça-feira dia 10. Já na manhã da quarta-feira, dia 11, a precipitação limitou-se apenas num chuvisco inapreciável sem recolhimento.

O acumulado do mês até a manhã de ontem, quinta-feira, é de apenas 6.0 mm, ou seja, insignificante diante da situação preocupante com falta de chuva que estamos atravessando. Alguns modelos ontem indicavam o retorno das chuvas a partir da próxima semana na segunda-feira dia 16, com tendência de se prolongar até a quinta-feira dia 19, mas em volumes ainda baixos diante do quadro preocupante em que nos encontramos. Aguardaremos!

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível