Depois de uma das noites mais quentes do ano, algo extremamente raro de acontecer no mês de junho, a manhã deste sábado será marcada pela chegada da frente fria que mudará completamente o cenário de calor dos últimos dias. Segundo Nilson Wolff, responsável pela estação meteorológica de Campo Bom, durante toda a madrugada, o termômetro esteve acima dos 28°C, marcas as vezes não alcançadas no verão.
A entrada dessa frente fria, combinada com uma massa de ar quente muito grande é que vai provocar a chuva volumosa prevista para os próximos dias. A chuva acontece quando o ar frio encontra a umidade concentrada no ar quente, que condensa, se transforma em água e provoca os temporais. A Defesa Civil estadual mantém alertas para chuvas volumosas nos próximos dias.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Nos próximos dias haverá a formação de uma frente estacionário, o ar frio encontra o ar quente mas não consegue empurrar o ar úmido para o oceano. Como a massa de ar quente é muito grande, o ar frio demora a mover e a região que fica no encontro das massas acaba tendo sequência de dias muito chuvosos.
Os modelos atuais prevêem que este fenômeno inicie neste sábado e só termine na próxima sexta-feira, quando o ar frio conseguirá finalmente predominar na região. A partir de hoje, principalmente até terça-feira poderão acontecer chuvas volumosas, acompanhadas de temporais.
Leia também:
Pix Campo Bom Solidário vai reconstruir mais de 70 casas
Brigada Militar recupera em Três Coroas carro roubado em Campo Bom
Operação da Polícia Civil, com apoio da Guarda Municipal de Campo Bom, termina com 4 pessoas presas em Lomba Grande
OAB/RS faz audiência pública pelo retorno das operações do Aeroporto Salgado Filho
No domingo e na segunda-feira estes temporais poderão provocar alagamentos de arroios e partes mais baixas. Na quarta-feira há previsão de pancadas mais fortes novamente. Em alguns pontos podem acontecer alagamentos ainda em decorrência da enchente de maio, que deixou o sistema de drenagem das cidades com muito barro e objetos carregados pelas águas.
Não há previsão de novas enchentes, vito que o nível de rios e áreas de inundações baixou bastante nos últimos dias. O volume total de chuva previsto fica na casa dos 150mm em cinco dias, o que deve dar tempo para que os rios consigam absorver a água sem atingir a cota de inundação.