A Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um alerta meteorológico nesta sexta-feira. Com validade para o final de semana o alerta é para a ocorrência de temporais entre o final do sábado e a madrugada de domingo. Confira as informações disponibilizadas pelos meteorologistas:
O monitoramento da Sala de Situação do RS identificou que entre a tarde e noite do sábado (6/4), com o fluxo de umidade vindo do norte do país, aliado a uma área de baixa pressão, retornam ao RS a chuva e vento pontualmente fortes, acompanhados de descargas elétricas e eventual queda de granizo, especialmente nas regiões Oeste, Missões, Noroeste e próximo ao Centro do Estado, com volumes entre 15 e 40 mm/dia.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Além dos ventos associados aos temporais (entre 60 e 80 km/h), deverão ocorrer rajadas em praticamente todo o RS, oscilando entre 30 a 50 km/h.
Leia também:
Guarda Municipal recupera duas motos com homem que tem nove passagens por roubo
Campo Bom tem um dos melhores índices de recolhimento de lixo do país
Atual campeã, MC Tubarão faz sua estreia no Campeonato Gaúcho de Super Turismo 2024
Usuário de drogas é encontrado morto no Imigrante
Durante a madrugada e manhã do domingo (7/4), devido ao deslocamento de uma região de baixa pressão reforçando o fluxo de umidade vindo do norte do país, as tempestades se intensificam e se espalham em praticamente todo o Rio Grande do Sul, trazendo chuvas pontualmente intensas, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Os volumes variam entre 40 e 60 mm/dia, devendo passar isoladamente dos 100 mm/dia em áreas das Missões, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana de POA , Vales e Nordeste gaúcho. Durante o avanço das instabilidades, os ventos podem variar entre 60 e 80 km/h, com risco de ficar acima dos 80 km/h enquanto os temporais atuam sobre as regiões.
A tendência é que o tempo firme volte a predominar em grande parte do território gaúcho ao longo da segunda-feira (8/4), devido à atuação de uma massa de ar seco. Porém, na metade Norte, ainda há condição para chuva fraca a moderada e trovoadas.
A Defesa Civil gaúcha alerta para o risco de transtornos associados ao tempo severo e às chuvas pontualmente intensas, que podem ocasionar rápidas elevações dos níveis em arroios, córregos, pequenos rios e regiões ribeirinhas, assim como lenta elevação dos rios principais, além de alagamentos pontuais nos perímetros urbanos.
Se você mora em áreas com histórico de alagamento, fique atento e adote medidas de prevenção. Busque informações junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil sobre abrigos públicos e vias de acesso alternativas.