Geral
De volta à rotina: alunos do 9º ano da rede municipal retomam aulas presenciais
Autor:
Alívio em voltar para a sala de aula. Esse foi o sentimento da aluna Julha Grazielly Schornes, de 14 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) 25 de Julho, ao retornar para as aulas presenciais na manhã desta terça-feira, dia 3. Para ela e outros 340 alunos do 9º ano da rede municipal de Campo Bom, o dia foi marcado pela volta à rotina após sete meses de aulas remotas. “É estranho, todos estão de máscara, e eu esperava voltar com tudo normal já, mas temos que cuidar. Não podemos encostar uns nos outros, só podemos tirar a máscara para lanchar, temos 10 minutos de recreio, mas conversamos de longe, não é aquela coisa de estar todo mundo junto. Mas é muito bom ter voltado, bem melhor do que em casa”, diz a estudante.
Leia também:
Eleições 2020: candidatos agora só podem ser presos em flagrante
Anvisa autoriza prosseguimento de testes com vacina contra a covid-19
Brigada Militar recupera em Portão veículo roubado em Campo Bom
Boletim confirma mais 48 casos de coronavírus
Ainda que com número reduzido de alunos, obedecendo a capacidade máxima de 50% de ocupação nas salas e demais ambientes da escola, as Emefs CEI, Lúcia Mossmann, Morada do Sol, Presidente Vargas, Rui Barbosa, Santos Dumont e 25 de Julho voltaram a receber alunos nesta manhã. As escolas Borges de Medeiros e Duque de Caxias retomam às atividades amanhã, dia 4. Para a estudante Júlia Haacke, de 15 anos, aluna da Emef CEI, há um misto de alegria pela volta das aulas presenciais e tristeza por ser seu último ano no ensino fundamental e, consequentemente, na escola onde estudou durante quatro anos. “Eu estava sentindo falta da escola, do ambiente, porque parece que a gente fica muito preso em casa. Tínhamos uma rotina de vir para a escola e foi um choque quando parou. Senti falta das pessoas e de ter gente ao redor, mas é estranho voltar e ter só quatro pessoas em uma sala que antes era cheia e agora sobra espaço”, avalia.
A diretora da Emef 25 de Julho, Grasieli Lautenschleger, conta que ver os alunos chegando nesta manhã foi um momento de emoção. “Ouvir deles o quanto é bom estar de volta é o mais importante para a gente. Por mais que nas aulas remotas sejam disponibilizados materiais explicativos e os professores façam encontros virtuais e videoaulas, aquele contato diário não tem nada igual”, afirma a diretora. Dos 684 alunos que estão no 9º ano da rede municipal, aproximadamente 50% já retornaram às salas de aula, mas a secretária de Educação e Cultura em exercício, Márcia Tornin, afirma que a estimativa é atingir cerca de 65% dos matriculados no 9º ano. “A tendência é ampliar o atendimento em todas as escolas, numa estimativa de alcançarmos 450 alunos. Acreditamos que esse número vai aumentar, pois muitos pais ainda estão decidindo pelo retorno ou não”, explica a secretária em exercício.
Retomada do método presencial passa pela autorização dos responsáveis
O retorno está sendo facultativo para os alunos, e os pais ou responsáveis que permitirem a volta de seus filhos às salas de aula devem preencher, assinar e entregar à instituição um termo de anuência que autoriza o retorno do aluno às aulas, sendo que estudantes e profissionais do grupo de risco da Covid-19 não poderão participar das atividades presenciais. Conforme o decreto municipal 6.923, de 1º de outubro de 2020, essa retomada é permitida somente com a permanência do município nas bandeiras laranja ou amarela no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado por no mínimo duas semanas seguidas. Cada escola está fazendo seu próprio horário de atendimento, respeitando o máximo de três encontros semanais e até 4 horas diárias de aula por estudante. A Prefeitura segue ainda garantindo o transporte escolar para alunos cadastrados no transporte rural ou passe livre. Além disso, as escolas estão disponibilizando lanche durante o intervalo e, para os alunos que quiserem, duas vezes por semana, a retirada de kits de refeições com alimentos prontos para consumo para serem levados para casa ao final da aula.