Um assalto na noite da última segunda-feira resultou no roubo de pelo menos 20 mil documentos oficiais do Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais de Campo Bom. O fato aconteceu no final da tarde quando o tabelião Fernando Giovanetti deixava o local. Ele foi rendido por três indivíduos armados, com uniforme semelhante a empresas de telefonia, que se aproximaram e armados o levaram de volta ao interior do estabelecimento. A ação durou cerca de 20 minutos, os ladrões levaram cerca de 19 mil etiquetas de reconhecimento, 500 folhas de registros oficiais, que são confeccionadas pela Casa da Moeda, além de quatro carimbos oficiais e R$ 35 mil em dinheiro.
O boletim de ocorrência foi feito junto a Polícia Civil nesta quarta-feira após o levantamento de todo o material roubado. O alerta agora é para a possibilidade de que o material roubado possa ser utilizado em fraude e golpes, para evitar isso a orientação é que sempre que houver dúvida, seja feita uma consulta ao QR Code impresso no documento. Ele pode provar a veracidade do registro junto ao cartório.
Leia também:
Prefeito Luciano Orsi se reúne com representantes do Loteamento Morada dos Sonhos
Polícia Civil prende homem por receptação de motocicleta
Futsal 40 Anos encerra primeira fase nesta quinta-feira
Aberta oficialmente a 38ª Feira do Livro
Nenhum documento particular ou certidão foi roubado, apenas material que pode ser utilizado em instrumentos falsos como procurações e certidões de compra e venda de imóveis e veículos. Para evitar isso foi disparado um alerta para todos os cartórios. Outra mudança será no formato da etiqueta de reconhecimento de firma que será alterada para evitar a utilização das que foram levadas.
A Polícia Civil vai investigar o roubo. Tudo leva a crer que foi uma ação bastante planejada por segundo o tabelião os assaltantes estavam calmos e sabiam exatamente o que estavam procurando. O computador com as câmeras foi levado pelos ladrões mas os policiais irão buscar agora câmeras de locais próximos para iniciar a investigação da identidade dos autores do assalto.