Conecte-se conosco

Geral

Coronavírus é o principal motivo de consultas nos dois meses da Telemedicina

A Telemedicina Campo Bom, implantada pela Prefeitura, teve um total de 884 atendimentos em dois meses de funcionamento. Em julho, o serviço atendeu 373 moradores e em agosto, 511. Para a secretária municipal de Saúde, Suzana Ambros Pereira os números mostram a efetividade do serviço. “O serviço dá segurança para o usuário e realmente se envolve, encaminha e acompanha o paciente até o fechamento do diagnóstico. O retorno dos usuários tem sido muito positivo”, ressalta. Desde sua implantação, Covid-19 foi a motivação mais comum dos chamados com 330 atendimentos nesse sentido, seguida de dor, com 136, e alterações respiratórias com 102.

Com relação ao número de pessoas atendidas na emergência do Hospital Lauro Reus em agosto de 2019, a casa de saúde teve uma diminuição de mais de 1000 atendimentos no mesmo mês em 2020. De acordo com o diretor executivo do local, Ricardo Pigatto, essa redução é mérito da implantação do serviço. “Os números estavam crescendo e com a Telemedicina diminuiu. O propósito é exatamente esse e está dando certo. O cidadão está confiante no serviço ofertado”, relata.

Leia também:

Acusado de golpe em fiéis é solto pelo STJ

Aulas na Universidade Feevale permanecem remotas até o final do ano

Pardais da ERS-239 voltam a funcionar esta semana

Campo Bom tem a 39ª vítima da Covid-19

O desfecho mais comum foi a orientação para autocuidado em 47% dos casos, encaminhamento ao Pronto Atendimento em 21%, ao Hospital Lauro Reus em 13% e teleconsulta em 7%. A procura pela Telemedicina aumentou em diversas faixas etárias, mas continua sendo maior entre os moradores dos 30 aos 39 anos. O diretor médico do Hospital Lauro Reus, Rafael França, acredita que, aos poucos, a população está conhecendo e aderindo melhor o serviço.

Gratuito e 24h todos os dias
O serviço, inédito no Brasil a contar com a retaguarda de um hospital, funciona 24h por dia e são realizados de forma gratuita à comunidade pelo telefone 0800-772-8989 ou via WhatsApp pelo número (51) 99615-3914. A estimativa é que a telemedicina siga em operação enquanto durar a pandemia, mas com prazo máximo de seis meses. O recurso é proveniente da Portaria 488/2020 do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal investe mais de R$ 54 mil ao mês para prestação do serviço.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível