A migração da região para a bandeira laranja no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado será pauta de reunião dos prefeitos e do comitê técnico da Covid-19 nesta terça-feira. Por ora a orientação do Comitê Técnico é que a região mantenha seus atuais protocolos de cogestão até melhor análise da nova atualização do Modelo de Distanciamento Controlado.
Prefeitos e integrantes do comitê técnico da Covid definiram em reunião no final da tarde da segunda-feira por manter em vigor os protocolos regionais em conformidade com o modelo de cogestão. Ou seja, até que o modelo adequado à região seja debatido e amparado tecnicamente segue valendo nas cidades da região de Novo Hamburgo os mesmos critérios em vigor há duas semanas. “Não é porque nossa região voltou para a bandeira laranja que amanhã tudo muda. Vamos decidir tecnicamente e com responsabilidade onde podemos evoluir e onde temos que recuar’, avalia Tânia Terezinha da Silva, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars.
Leia também:
Eleições terão horário ampliado e período para grupo de risco
Banco busca pessoas com mais de 50 anos para trabalhar com atendimento em Campo Bom e Novo Hamburgo
Região de Campo Bom passa a ter bandeira laranja a partir de amanhã
Boletim confirma 42 novos casos, número de internados em hospital baixa novamente
Segundo ela, nesta terça-feira os prefeitos da R7 devem se reunir para discutir protocolos que já intencionavam flexibilizar a partir da próxima semana, na segunda rodada da cogestão. Um deles diz respeito às regras de participação da comunidade em cultos, missas e afins. Outro, sobre autosserviço em restaurantes e um terceiro sobre trabalho presencial de servidores municipais. Itens como cursos livres e atividades esportivas também devem entrar na pauta da reunião. Após a reunião desta terça, os novos protocolos definidos pela regional serão encaminhados ao governo do Estado para avaliação e posterior aplicação. “Os protocolos já definidos pela bandeira laranja anunciada hoje, que os técnicos entenderem serem compatíveis com a estrutura de saúde da nossa região serão adotados. Os demais, serão adequados. Nossos indicadores de saúde reagiram bem, mas voltaram a subir, portanto será necessário muita responsabilidade nesse momento”, finaliza a presidente.
A região estava há 10 semanas em bandeira vermelha no mapa do de Distanciamento Controlado do Estado sendo que dia 17 de agosto passou a vigorar na região o modelo de cogestão com protocolos próprios para a bandeira vermelha. Hoje, diante do anúncio do retorno à bandeira laranja, mantém o modelo atual até reunião prevista para amanhã, quando discutirá a viabilidade de novas flexibilizações.
Prefeita Tânia da Silva de Dois Irmãos, que lidera a Amvars, comandará reunião técnica para avaliar as mudanças (Foto: Amvars/Divulgação)