O Especialista
Ciclone Bomba, ventania, muita chuva, frio intenso e neve
Autor:
Vários alertas de clima severo que a Metsul Meteorologia lançou no Aviso Meteorológico do último final da semana se confirmaram durante esta semana em Campo Bom e nos estados do Sul. Também a Empresa CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) lançou Aviso Meteorológico no domingo dia 28 de junho sobre risco de temporais para a terça-feira dia 30 de junho em SC devido o ingresso de uma Frente Fria associado com o fluxo de ar quente e umidade da Amazônia e formação de um Centro de Baixa Pressão (Ciclone Extratropical).
A Metsul alertava que inicialmente a baixa pressão iria provocar chuvas fortes com elevados volumes de precipitação em várias regiões do Estado e que este sistema iria dar origem à um Ciclone Extratropical junto à costa gaúcha entre a terça dia 29 de junho e manhã do dia 01 de julho com rajadas de ventos fortes. O INMET através do Oitavo DISME também lançou “ Aviso Meteorológico Especial nº161” no dia 29 sobre a ocorrência de chuvas fortes, queda de granizo, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento de até 90 km/h em áreas isoladas no RS e SC.
E os alertas e avisos Meteorológicos citados se confirmaram. A frente fria que trouxe bastante chuva no Vale dos Sinos e outras regiões do Estado associada ao Ciclone interagindo com uma corrente de jatos em baixos níveis conforme a Metsul, trouxe violentos temporais de vento, principalmente no norte Gaúcho e municípios do litoral. Tanto no RS como em SC, em várias localidades os danos tiveram características de tornados, dado às suas características. Meteorologistas inclusive denominaram este Ciclone Extratropical como “ CICLONE BOMBA“. Este termo técnico é utilizado pela rápida queda da pressão atmosférica no centro de um ciclone em média 1 hPa ( alta pressão ou anticiclone) por hora em 24 horas, ou seja , no mínimo 24 hPa em 24 horas.
Esta rápida queda da pressão atmosférica aconteceu aqui em Campo Bom entre as 11h da manhã do dia 29 (segunda-feira) com 1.020,1 hPa e 30 de junho as 13h da tarde com apenas 996,1 hPa, ou seja uma queda de 24 hPa em pouco mais de 24 horas. Apesar da queda brusca e raras vezes em tão baixos níveis na cidade, a rajada mais forte do Ciclone Bomba ocorreu as 05h da manhã do dia 01 de julho com 61,2 km/h com a pressão atmosférica no momento com 999,4 hPa. Em Canela a rajada mais forte neste dia ocorreu a 1h da madrugada com 96,1 km/h com a pressão à 907,2 hPa. Já a rajada mais intensa no Estado ocorreu em Santa Vitória do Palmar com 116,6 km/h com a pressão extremamente baixa com apenas 992,6 hPa.
Em consequência a este “ Sistema de Baixa Pressão “ o total da precipitação em Campo Bom atingiu 112.8 mm entre o final da tarde do dia 29 de junho até as 9h da manhã do dia 01 de julho, que corresponde a 81,2% da média esperada para o mês de junho em 35 anos. O mês de junho fechou com um total de 188.4 mm, ou seja com 35,7% acima da média esperada. A imagem abaixo ilustra o Arroio Schmidt na cidade bem agitado e com seu nível bem elevado após receber tanta água da chuva acumulada de 71.8 mm até as 9h da manhã do dia 30 de junho indo desaguar no leito do Rio dos Sinos.
Choveu muito também em Canela que registrou acumulado de incríveis 172.6 mm desde o final da segunda-feira e às 13h da quarta-feira, região próxima à Caraá onde se localiza a nascente do Rio dos Sinos. Quando chove muito nas cabeceiras dos rios como esta semana, como na Bacia do Rio Caí, acontecem alagamentos como o ocorrido na cidade de São Sebastião do Caí com muitos desabrigados.
No dia 01 de julho ingressou uma nova massa de ar polar de forte intensidade nos estados do Sul, provocando queda acentuada na temperatura, queda da primeira neve de 2020.
A imagem acima ilustra queda de neve na noite do dia 01 de julho em Palmas no Paraná, registrada pelo IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) divulgado pelo Jornal da Fronteira da cidade. Conforme o texto neste dia a máxima em Palmas foi de apenas 6.4°C. Já a outra imagem abaixo ilustra o neve fraca em forma de quirela misturada com alguns flocos de neve que caiu no amanhecer de ontem na localidade do Cruzeiro em São Joaquim SC, com crédito de São Joaquim Online. Nesta localidade que dista 15 km do centro da cidade ontem fazia apenas 3.7°C as 11h da manhã. Entre as Estações do INMET, ontem a mínima absoluta ocorreu em Santana do Livramento com geada e 0.5°C, em SC no Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra com -1.9°C (negativa) e de 0.6 em Castro no PR. Campo Bom deve registrar ainda amanhã mínimas variando entre os 1.0°C e 3.0°C.