As fortes chuvas que caíram em toda a região na noite de sexta-feira (17) e durante o sábado (18), provocaram a sétima enchente do Rio dos Sinos em Campo Bom neste ano de 2023. A régua junto à ponte do bairro Barrinha chegou a 7,56m na madrugada desta segunda-feira (20), apenas quatro centímetros menos que o registrado no mês de junho, quando ocorreu a maior cheia do ano.
O fim de semana foi de apreensão entre os moradores de áreas ribeirinhas e de muito trabalho para as equipes da Prefeitura e da Defesa Civil. Mais de 60 pessoas ficaram desalojadas, em casas de parentes ou amigos, e 38 desabrigadas, sendo 33 acolhidas no Ginásio Municipal, no alojamento montado pela Prefeitura, e cinco em uma igreja da Vila Rica.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Enquanto a água não desce, a Secretaria de Obras segue auxiliando no transporte dos moradores da Barrinha com o uso de tratores. Água potável também está sendo fornecida aos moradores pela Prefeitura, com ajuda de doações de entidades como o Lions Clube. Os Bombeiros foram acionados em dois momentos para remoção de pessoas enfermas.
Leia também:
Denarc apreende 249 kg de drogas e realiza duas prisões em Campo Bom
Matrículas para alunos novos da rede municipal iniciam nesta terça-feira
Rio dos Sinos estabiliza na terceira maior enchente registrada nos últimos 39 anos
Desenrola passa a renegociar dívidas de até R$ 20 mil
“Mais uma vez estamos enfrentando situação adversa causada pelas condições climáticas e, mais uma vez, estamos contando com a presteza de nossos servidores públicos e com a solidariedade da comunidade no socorro aos atingidos”, observa o prefeito Luciano Orsi.
Além do bairro Barrinha, algumas ruas do Porto Blos, Vila Rica, Operária e 25 de Julho foram atingidas. Na tarde desta segunda, a régua já marcava 7,55m e a expectativa da Defesa Civil é que o volume de água siga diminuindo nas próximas horas. Em caso de emergência, as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo (51) 99631-4625.