Reunidos a partir da Setorial de Literatura de Campo Bom (via Conselho Municipal de Políticas Culturais), escritores, escritoras e demais profissionais ligados ao setor literário, seja na produção ou divulgação, decidiram formalizar o coletivo através da criação de uma associação sem fins lucrativos. O encontro de fundação e validação do estatuto aconteceu no sábado dia 12, num espaço público da cidade, durante uma reunião entre os membros da setorial interessados.
A Associação visa a promoção, valorização e difusão da literatura, bem como de outras manifestações artísticas e culturais complementares que oportunizem o desenvolvimento social e cultural da comunidade campo-bonense. E como princípio, a atuação independente, apartidária, o respeito e a valorização da diversidade, seja ela de qualquer natureza, priorizando sempre pelo fortalecimento de vínculos sociais, culturais e comunitários.
Leia também:
Operação contra homicídios e tráfico de drogas, liderados por dois empresários do litoral norte, cumpre mandados em Campo Bom
Começa nesta quarta-feira seleção para preencher quase 100 vagas no Atacado Mônaco
Com investimento de quase R$ 15 milhões, Feevale vai construir centro de inovação da saúde em Campo Bom
Guarda Municipal prende dois por roubos no Centro
Abraçaram essa ideia os doze membros fundadores conforme a foto acima: Paulo Gambim (compositor), Valdemar Peixoto (escritor), Rubem Martins (escritor), Adriana Ferreira (produtora de conteúdo literário), Djeison Hoerlle (quadrinista), Everton Gaide (escritor), Sérgio da Silva (escritor); Enio Faller (escritor), Ana Maria Rangel (escritora), Janir Mª Nardi da Silva (contadora de histórias), Taila da Silva (pedagoga) e Geni Copini (professora de literatura).
Agora, o grupo atua na divulgação da iniciativa, abrindo inscrições a novos membros associados, a fim de reunir forças e dar consistência à cena literária de Campo Bom e Região. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição neste link: https://forms.gle/qKm945miNc4A9zJM7 e aguardar chamamento para os próximos encontros.
Quem pode participar:
Para participar é preciso estar envolvido diretamente com criação, produção ou difusão da literatura, ou outra manifestação artística ou cultural complementar a literatura, como música, teatro, dança, artes, ilustrações, entre outras, e ter vínculo com a cidade de Campo Bom (morar, trabalhar, ser natural).
O próximo encontro da associação está previsto para o início de setembro, onde acontecerá a votação para escolha dos membros da diretoria e conselho fiscal. Terão direito a votar e candidatar-se aos cargos, membros fundadores desta associação e demais inscritos através do link divulgado.