Campo Bom tem a menor incidência de coronavírus nas cidades da região onde foram registrados casos da doença. No momento em que o Rio Grande do Sul tem 1228 casos confirmados, segundo números oficiais da Secretaria Estadual de Saúde, Campo Bom tem o menor índice de contaminados por 100 mil habitantes. Este índice é utilizado para comparar a situação da doença de diferentes tamanhos e concentração populacional. Campo Bom com os 4 casos registrados até aqui, todos já curados, tem classificação 6. Isso significa que caso tivesse 100 mil habitantes, a cidade teria proporcionalmente 6 casos. O município de Marau é o que tem o pior índice, com 49 casos confirmados, a cidade de pouco menos de 45 mil habitantes teria 121 casos se tivesse 100 mil habitantes.
Na região Campo Bom tem o índice mais baixo entre as cidades que já tiveram casos do covid-19. Estância Velha registrou 3 casos em uma população de pouco menos de 45 mil pessoas e tem o mesmo índice de Campo Bom. Sapiranga tem 7 incidências e índice 8,0, Dois Irmãos com 3 casos confirmados tem classificação 9,0, Novo Hamburgo teve 22 casos mas devido a grande população tem índice 10,0. São Leopoldo registrou 34 casos e tem índice de 14,0 casos a cada 100 mil habitantes. Ivoti devido a ocorrência de 5 casos e a população de pouco menos de 25 mil habitantes tem o pior índice da região com 22,0.
Embora tenha sido a primeira cidade a registrar a doença no Rio Grande do Sul a contaminação na cidade pode ser considerada como controlada. Mas este fato não pode ser muito comemorado ainda, pois como a cidade tem trânsito constante de pessoas de outras cidades os profissionais da saúde precisam estar sempre alertas para a possibilidade de novos casos. A Secretaria de Saúde tem divulgado que todos caso suspeitos são mantidos monitorados e mantidos em isolamento social para evitar o contágio de outras pessoas em caso de confirmação. Além dos 4 casos já curados a cidade tem quase 80 pessoas que tinham sintomas, foram acompanhados mas acabaram não tendo a confirmação da contaminação. O município adquiriu mil testes para realizar junto a Universidade Feevale e ainda dispõe de grande parte deles devido a este trabalho de triagem nos possíveis focos.
Leia também:
Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas na Cohab Sul
Avança terraplanagem do novo distrito industrial
Passa de 7 mil o número de idosos vacinados contra a gripe em Campo Bom
Campo Bom mantém atividades extra-curriculares com criatividade
O prefeito Luciano Orsi tem destacado em seus pronunciamentos nas redes sociais de que os números baixos aqui na cidade se devem a força tarefa montada junto a empresários e a compreensão da população que cumpriu a risca o isolamento social proposto principalmente logo após os primeiros casos. “Organizamos uma série de ações para conter essa pandemia, tudo foi feito com apoio de profissionais dedicados que mesmo frente a algo totalmente novo tem se mostrado muito competentes. Só não podemos baixar a guarda, frouxar as medidas de prevenção, precisamos todos usar as máscaras, manter hábitos de higienização e dentro do possível manter o isolamento social. Estamos aos poucos voltando aos normal mas qualquer contaminação neste período poderá levar tudo a perder então pedimos novamente a compreensão da população.”
Os números atualizados mostram 1228 casos de coronavírus no Rio Grande do Sul com 44 óbitos. As cidades proporcionalmente mais afetadas são Marau, Harmonia, São Domingos do Sul, Ibirapuitã e Tabaí. Com maior número de casos são Porto Alegre com 430, Passo Fundo 102, Lajeado 51, Marau 49 e Caxias do sul com 47. Até aqui 125 municípios no estado registraram pelo menos um caso. Nesta semana o Governo do Estado irá divulgar as normas de prevenção para os primeiros dias do mês de maio. A expectativa principal da população é quanto a suspensão das aulas, pelo atual decreto estão suspensas até dia 30.