Na semana passada, o Programa Acolher esteve representado no Meeting Interestadual de Judô, em Brusque, Santa Catarina, torneio com participação de delegações do estado anfitrião, do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo. Entre os gaúchos estavam as gêmeas campo-bonenses Erica Fleck dos Santos e Laura Fleck dos Santos, atletas do Programa Acolher.
Erica e Laura são da categoria principal Sub-15, -52kg, e treinaram forte durante dois meses, desde a classificação para o Meeting. Foi o primeiro campeonato interestadual das garotas, o que só se concretizou graças ao esforço da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.
E todo esforço deu certo. Após uma viajem de quase 12 horas, de ônibus, as irmãs fizeram bonito na Arena Brusque, realizando ótimas disputas contra atletas de equipes renomadas, confirmando a qualidade do judô do Programa Acolher. Laura saiu da disputa ao ser surpreendida com um ypoon, quando estava melhor na luta. Erica foi mais além e chegou às semifinais, conquistando o 3º lugar.
As irmãs Erica e Laura começaram a praticar judô na Educação Infantil, com seis anos de idade. Hoje, com 15 anos, elas mostram todo seu talento nos tatames. “Mais uma vez, o Programa Acolher vai além do seu principal propósito que é formar cidadãos responsáveis e participativos. Temos revelado muitos talentos em diversas modalidades”, observa o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
Polo Cemade comemora cinco anos de atividades
Aneel: tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023
Natal da Integração com programação para todos os ritmos
Nesta sexta-feira tem Sarau Escolar no CTG M’Bororé
Interno da GABA
O último desafio do ano para os judocas do Programa Acolher está programado para o dia 4 de dezembro. É o Campeonato Interno Gaba, que reunirá mais de 400 atletas no Ginásio do Cei, em Campo Bom. A garotada campo-bonense, coordenada pelo professor Danison Adão da Silva, já se prepara para mais essa competição.
Danison está há mais de dez anos à frente do judô do Programa Acolher e observa que 2022 está sendo um ano especial. “Começamos com 20 atletas e hoje são mais de 100 participantes ativos do projeto”, conta. O professor também ressalta que atualmente o Acolher é reconhecido como uma verdadeira equipe de judô. Para isso, ele participa assiduamente das capacitações da Federação Gaúcha de Judô e conta com parceria das associações de judô Gaba e AJCB.