Está chegando o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, por isso a Prefeitura de Campo Bom tem reforçado a campanha de conscientização e prevenção à doença. Um caso já foi confirmado no município em 2023 e, visto que o tratamento dura ao menos seis meses, o paciente ainda encontra-se em acompanhamento.
Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima
A tuberculose é uma doença que afeta sobretudo os pulmões. Os principais sintomas são tosse, às vezes com sangue, perda de peso, suor noturno e febre. A transmissão se dá pela tosse da pessoa infectada. O diagnóstico tardio ainda é o maior empecilho para a cura durante o tratamento, por isso a recomendação é para que, ao apresentar os primeiros sintomas, o campo-bonense procure a unidade de saúde mais próxima.
Os casos confirmados são direcionados para tratamento e acompanhamento no Ambulatório de Infectologia de Campo Bom, na Rua Carlos Cerino Feltes, 338, quase em frente à Prefeitura. O tratamento costuma ser efetivo, desde que contínuo por ao menos seis meses. Para mais informações, o telefone do ambulatório é o (51) 3597-7903.
Leia também:
Guarda Municipal prende dois indivíduos no Centro
Brigada Militar lança Operação Hóplitas
Dois terços dos condutores gaúchos já usam a carteira de habilitação no celular
Brigada Militar prende foragido em Novo Hamburgo apontado como um dos líderes de grupo criminoso do Vale dos Sinos
Mais de 80 casos nos últimos três anos
Em meio à pandemia, já que os sintomas da tuberculose são parecidos com os da Covid-19, os diagnósticos da doença aumentaram no mundo todo, segundo a OMS. Em Campo Bom, foram registrados 36 casos em 2020, 30 em 2021 e 19 em 2022, com quatro óbitos no período.
Comitê Municipal de Prevenção à Tuberculose foi reativado
Outra iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura com o combate à tuberculose é a volta das atividades do comitê municipal que trata do assunto. O grupo, composto por profissionais da rede municipal de saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde, se reuniu agora em março, depois de oito meses. O objetivo é discutir ações que possam ser implementadas a fim de diminuir ainda mais os casos da doença no município.