Geral
Campo Bom é referência em gestão municipal, sustentabilidade e empreendedorismo
Autor:
O Município de Campo Bom, sob a gestão do prefeito Luciano Orsi, tornou-se referência de governança municipal, afirmação referendada por instituições como o Conselho Federal de Administração (CFA), a Band e o Sebrae RS. As iniciativas premiadas vão desde ações que promovem o empreendedorismo nas escolas até índices de sustentabilidade. Em novembro, as prateleiras e paredes da Prefeitura ganharam mais troféus e certificados para orgulho dos campo-bonenses.
A melhor gestão municipal do RS, entre cidades de 50 a 100 mil habitantes
O Índice de Governança Municipal (IGM), calculado pelo CFA a partir de dados públicos, aponta Campo Bom como a melhor gestão entre as cidades gaúchas com população de 50 a 100 mil habitantes. Com a nota 7.92, o índice é o sexto mais alto do Brasil na categoria. A elaboração do ranking levou em conta critérios como finanças, gestão e desempenho.
A entrega do troféu ocorreu na sexta-feira, 4 de novembro, em Brasília, durante a realização do I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados. O prefeito Orsi e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, representaram o Município no evento.
Para o prefeito, o prêmio atesta o compromisso da Administração Municipal com os campo-bonenses. “Ter nossa gestão reconhecida como a melhor do estado, uma das melhores do país, baseado em dados abertos, o que comprova a transparência com que estamos trabalhando, mostra que seguimos no rumo certo para fazer a cidade avançar cada vez mais”, observa.
Leia também:
Festa das Rosas começa neste sábado em Sapiranga
Campo-bonense é preso em Tabaí após tentar fugir da PRF
Brasil é o primeiro país do mundo a enviar alertas de desastres da Defesa Civil pelo WhatsApp
Uma cidade excelente quando o assunto é sustentabilidade
O 2º Prêmio Band Cidades Excelentes colocou Campo Bom como um dos três municípios do RS com melhor desempenho no que diz respeito à sustentabilidade. O reconhecimento veio na categoria com cidades de 30 a 100 mil habitantes. Entre os critérios avaliados, estão o atendimento à coleta seletiva urbana, a gestão de perdas na distribuição de água e a recuperação de materiais recicláveis.
A entrega do certificado ocorreu na segunda-feira, 7 de novembro, em Porto Alegre. O prefeito e o secretário municipal de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, representaram o Município no evento. O governador Ranolfo Vieira Júnior estava presente na cerimônia. Na 1ª edição do prêmio, em 2021, Campo Bom ficou entre as melhores cidades no eixo infraestrutura e mobilidade urbana.
O prefeito empreendedor é daqui
Em abril, por ações que promovem o empreendedorismo nas escolas municipais, o prefeito Luciano Orsi ganhou pela segunda vez o Prêmio Sebrae RS Prefeito Empreendedor — a primeira havia sido em 2018. Na quarta-feira, 9 de novembro, a convite da Federasul, ele foi até Porto Alegre para compartilhar as iniciativas do Empreender é Ação com os gaúchos, o projeto premiado. A apresentação ocorreu durante edição do evento Tá na Mesa e, acompanharam o prefeito, os secretários municipais Henrique Scholz e Simone Schneider, de Educação e Cultura.
Como parte de comitiva oficial brasileira, Orsi vai à Barcelona
O prefeito Luciano Orsi vai participar do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha. O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de novembro. Ele vai integrar a comitiva oficial brasileira de prefeitos, a convite da Famurs, responsável por indicar os gestores municipais gaúchos que têm atuações voltadas para o empreendedorismo e a inovação. O objetivo do congresso é debater o futuro das cidades no mundo.