O município de Campo Bom já está realizando ações do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS que tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos, por meio de uma estratégia de atuação para o incentivo do empreendedorismo local. Uma dessas ações, que foi pioneira no Estado, chama-se Educação Empreendedora.
No início de março, cerca de 60 diretores e professores do município participaram de duas capacitações (Workshop Professor Empreendedor e Princípios da Educação Empreendedora e Oficina de Ecossistema de Educação Empreendedora), com foco no desenvolvimento do espírito empreendedor dos professores, para posterior aplicação com os alunos. “Temos certeza de que as oficinas que ocorreram já contribuíram bastante para o trabalho desses profissionais. A capacitação vai ajudar neste período de aulas à distância, por conta do distanciamento social”, relata a secretária de Educação de Campo Bom, Simone Schneider.
Leia também:
Campanha da Vacinação contra a Gripe H1N1 entra na terceira fase
Polícia Civil identifica autor de atropelamento na ERS-239
Caco Treco já recolheu 100 toneladas de objetos somente neste ano
Campo-bonense preso em São Leopoldo com veículo roubado
Além da Educação Empreendedora, Campo Bom está realizando o projeto de ambientação da Sala do Empreendedor, com a criação de uma nova identidade visual e que deve ficar pronta ainda no final desta semana. Além disso, está desenvolvendo a Pesquisa de Satisfação dos empresários locais; e um projeto com foco em liderança, voltado para aperfeiçoar a gestão do prefeito Luciano Orsi, destacando e relacionando os pontos em que são necessárias melhorias do gestor público e direcionando a atenção às demandas do município.
“O projeto está dentro da nossa expectativa. Estamos conseguindo trabalhar questões de gestão pública e gestão de pessoas. Ter o Cidade Empreendedora é um motivo importante para continuarmos avançando, desafiando os nossos próprios limites e mudando a nossa própria história. Estamos acreditando que o programa vai auxiliar Campo Bom a se destacar”, reforçou o prefeito.
Para o Sebrae RS, o município de Campo Bom tem uma das prefeituras em que a gestão pública está mais avançada. “Eles têm profissionais engajados, motivados em atender e dar o melhor de si. É um ambiente extremamente favorável para que o Sebrae ajude a potencializar a transferência de conhecimento. Com certeza, a cidade terá muito sucesso na retomada das atividades após isolamento, oferecendo um ambiente favorável e com menos impacto aos empresários”, explica Marco Aurélio Copetti, Gerente Regional do Sebrae RS.
Município aderiu ao programa promovido pelo Sebrae RS no início de 2020 e já está colocando em prática diversas ações (Foto: Divulgação/PMCB)
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios gaúchos, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.