O Centro de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) e o Comitesinos apresentaram, na última terça-feira, a proposta de participação na 4ª etapa do projeto Verde Sinos. Parceiro há 15 anos da entidade, Campo Bom está entre os municípios que ajudaram a construir a iniciativa, em 2006. Desde então, vem atuando e contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental da bacia do Rio dos Sinos, com foco na água, pressuposto que norteia o projeto.
A reunião, realizada no Cemea, contou com a presença do prefeito Luciano Orsi e dos secretários de Educação, Simone Schneider, e de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, para os quais foi apresentado o termo de intenção de adesão à nova etapa. O projeto prevê a expansão da Educação Ambiental e será executado em parceria com o escritório local da Emater/Ascar e escolas da rede municipal, entre elas a Emef 25 de Julho, que desenvolve o Peixe Dourado, outra iniciativa gestada no âmbito do Comitê. A reunião contou também com as presenças da Secretária Executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger; o diretor da Emater Campo Bom, Claudinei Baldissera; o coordenador do projeto Peixe Dourado, Jonas Adolpho Boesel; a Chefe de Gabinete, Pâmela Ritter; o biólogo do Município, Jeferson Timm; e o coordenador do Cemea, Mogar Damasceno.
Leia também:
Bicampeões em Guaporé, irmãos Lemke buscam o topo do pódio agora em Tarumã
Mais de 90% dos óbitos de adultos jovens por Covid-19 nas últimas 10 semanas no RS são de pessoas sem o ciclo vacinal completo
Último Boletim Epidemiológico da semana confirma 13 novos casos com estabilidade na comparação dos últimos dias
Final de semana prolongado de sol e temperatura em elevação
Nos próximos dias, o prefeito deve assinar o termo de intenção de adesão, selando o início da 4ª etapa em Campo Bom e sinalizando o começo das ações, ainda neste ano. Os recursos serão provenientes do Fundo Verde Sinos, com contrapartida da Prefeitura.
“O Projeto Verde Sinos surgiu com o propósito de estruturar o plantio de vegetação característica de mata ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Qualificamos professores para promover a educação ambiental das crianças, agora vamos à ação, levando conhecimento e consciência para toda a rede municipal de ensino”, ressalta o prefeito.
Ainda na terça-feira, à tarde, o Cemea sediou o encontro mensal dos parceiros Verde Sinos, reunião de trabalho entre os municípios participantes do projeto, que neste momento finalizam o planejamento das ações da 4ª etapa. Até agora, oito cidades da bacia aderiram à nova fase. A coordenadoria do Verde Sinos aproveitou para visitar a Emei Bem Viver conferir os quintais agroflorestais e espécies da flora nativa no pátio da escola.