O Especialista
Campo Bom abaixo de zero
Autor:
Na quarta-feira dia 15, Campo Bom e o Vale dos Sinos tiveram o amanhecer mais frio do ano até agora, com a mínima de -0.2°C e geadas fortes em todas as regiões do Vale, como ilustra a primeira imagem abaixo. A paisagem ao amanhecer ficou branca com os cristais de gelo da geada forte que cobriu os gramados, capôs de carros e os telhados dos prédios. A noite anterior ( dia 14) também foi a mais fria do ano até agora e marcava apenas 4.3°C as 21h na Estação de Meteorologia, prenunciando a geada muito forte no amanhecer seguinte. Às 23h da terça-feira já era visível a formação de geada nos capôs de carros que estavam ao relento, fato não tão frequente em nossa região, mesmo em meses mais frios, pois naquele horário a temperatura se aproximava de 1°C em alguns bairros da cidade.
Há 07 anos não fazia tanto frio em Campo Bom, lembrando que no dia 25 de julho de 2013 a mínima foi de -0.4°C. Conforme dados apurados por Luiz Augusto Rath, Observador Meteorológico de Novo Hamburgo, as menores mínimas neste dia no Estado ocorreram em São José dos Ausentes/Fazenda Potreirinhos com -6.0°C, em Soledade/Bairro Farroupilha com -5.9°C, em Vacaria/BASF com -5.0°C e em São F.de Paula/Café Tainhas com -4.6°C.
Já em Santa Catarina, de acordo com dados da Empresa CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) depois de 29 anos ocorreu mínima negativa de 02 dígitos com -10°C (negativo) em Bom Jardim da Serra/Vista Alegre depois de 02/08/1991 também com -10°C em São Joaquim/INMET. Outras mínimas extremamente baixas e geadas severas ocorreram em São Joaquim/Pericó com -8.8°C, em Urupema/Epagri com -8.1°C e de -7.6°C em Painel/G.Hugen e em Vargem Bonita/Epagri. A atual onda de frio, completou ontem 21 dias consecutivos com a média da temperatura de julho com um desvio à menor de 3.0°C, pois fechou com 10.7°C e a média normal é de 13.7°C em 35 anos.
Com referência à enchente do rio do Sinos, teve seu auge na tarde da última sexta-feira dia 10, quando atingiu os 7,3m com medição feita por este colunista na régua da ponte da Barrinha, caindo para 7,23m conforme medição as 15h do sábado e para 7,1m próximo ao meio dia do domingo mesmo com nova precipitação que somou 35.2 mm no final da semana.
O Ícone da meteorologia nos deixou:
Na terça-feira, dia 14, aos 83 anos morreu em São Leopoldo o Sr. Eugênio Hackbart, conhecido como O Homem do Tempo. O ícone da Meteorologia e com certeza um dos maiores especialistas do Brasil em Meteorologia foi o fundador da Metsul Meterologia. A sua morte está deixando um vácuo, uma lacuna na Ciência Meteorológica Brasileira e a toda Equipe da Metsul e por que não dizer Meteorologia Mundial. Era um abnegado professor, fazia a Previsão do Tempo como ninguém, transmitia didaticamente os dados e as informações do Tempo, fazendo com que pela sua maneira cativante de transmitir os seus conhecimentos todos gostassem da Meteorologia. Em vários momentos afirmava que “ nada pode ser mais importante do que conhecer o passado para entender o presente e projetar o futuro “, cuja afirmação fez parte do texto da capa de orelha que o Professor Eugênio muito me honrou no lançamento do Livro “A Neve no Brasil “ de minha autoria lançado no ano de 2005. Em vários momentos do livro Eugênio Hackbart é citado em capítulos enriquecendo a obra dado o seu conhecimento sobre o fenômeno da neve e meteorologia.
A partir da instalação da Estação de Meteorologia em Campo Bom em 1984, mantivemos contatos e um intercâmbio quase diário na troca de informações climáticas e meteorológicas e que continuam até hoje com os demais membros da Equipe da Metsul. No ano de 2000, fiz visita a casa do tempo em São Leopoldo, sendo recebido pelo Professor/Mestre Eugênio, que me transmitiu muitos subsídios para eu realizar trabalho de Semestre no Curso de Geografia que eu cursava no Centro Universitário LA SALLE na época e que tinha como título “ Evolução do Estudo do Clima no Rio Grande do Sul e as Técnica Atuais “.
Sempre me espelhei no “Ícone/Mestre/Prof. Eugênio Hackbart” com o objetivo de aumentar os meus conhecimentos em Meteorologia e Clima e melhor desempenhar a Função de Observador e Responsável pela manutenção da Estação de Meteorologia de Campo Bom até os dias atuais. Incrivelmente no dia de sua partida, São Leopoldo e toda a região enfrentava uma grande enchente e uma onda de frio a mais intensa do ano como se comunicando em outro astral com a sua passagem.