Geral
Caminhos do Vale Germânico na plataforma Viva o RS
Autor:
O Vale Germânico, região turística gaúcha gerida pela Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars, integra desde o último final de semana, a plataforma Viva o RS, de estímulo ao turismo local. Iniciativa do Sebrae RS em parceria com o Governo do Estado do RS, o site foi implantado para oferecer aos turistas opções de passeios, lazer, gastronomia e destinos, valorizando a regionalização.
No endereço virtual onde podem ser encontrados roteiros envolvendo as principais regiões turísticas gaúchas (ao lado da Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, entre outras) o Vale Germânico apresenta opções que podem variar de um piquenique em meio a uma viagem aos principais pontos turísticos regionais, passando por um passeio de trator ou ainda experiências ligadas às delícias da gastronomia local. Todas os pacotes podem ser adquiridos por meio da plataforma que redireciona os interessados aos responsáveis pela venda dos vouchers. “A valorização dos negócios locais por meio do turismo precisa ser estimulada, principalmente agora que o Rio Grande do Sul começa dar sinais de recuperação dessa pandemia. Observando todos os cuidados de distanciamento e proteção é possível circular pela região e apreciar os espaços diferenciados, lindos e experiência únicas que o Vale Germânico tem”, afirma a presidente da Amvars, Tânia Terezinha da Silva.
Leia também:
Transferências bancárias ficarão mais fáceis, começou o cadastro do Pix
Campo-bonense foragido é preso pela PRF em São Leopoldo
Mobilização já devolveu 165 respiradores consertados a hospitais gaúchos
Terça-feira teve 18 recuperados e 6 novas confirmações
Experiências: Do dia na roça ao jogo de golfe junto à natureza
Além da experiência denominada Caminhos do Vale Germânico, que apresenta o turista aos principais pontos turísticas da região por meio de visita guiada e ainda um piquenique, os turistas encontrarão na região, por meio da plataforma, passeios como a visita a uma propriedade rural onde é possível passear de trator pela roça, vivenciar os afazeres do campo e ainda colher vegetais, frutas, verduras e legumes para levar pra casa. Passeios guiados de bicicleta por estradas de chão batido, incluindo trilhas, cursos de água e áreas de grande beleza natural – tudo com a segurança de carro de apoio – também integram as experiências do Vale Germânico disponíveis. Experimentar produtos preparados de forma colonial, incluindo o famoso Bolinho de Batata (kartoffelknödel em alemão), também integra o cardápio do Vale Germânico. Nessa experiência é possibilitado ao visitante ver na hora o preparo de produtos como pães e cucas em forno de barro, observando detalhes dessa tradição passada de geração em geração. Mas se a intenção for visitar uma cervejaria, conhecer o processo de produção e ainda, no final, degustar aquele chope (proust!), o Vale Germânico pode proporcionar assim como um tranquilo jogo de golfe em meio à natureza.
Parceria com Sebrae/RS
A participação do Vale Germânico no Viva o RS é resultado da parceria da Amvars com o Sebrae RS e que engloba também o trabalho de qualificação do trade turístico por meio de cursos, palestras, workshop e planejamento estratégico. Fruto dessa parceria também está a revisão/reestruturação/construção dos planos municipais de turismo de todas as cidades integrantes da região, trabalho em execução. A qualificação do turismo local tem também a parceria do Sicredi Pioneira, Sicredi Nordeste e Emater.
Sobre a região:
O Vale Germânico é uma região turística localizada no Vale do Rio do Sinos e é o berço da Imigração Alemã no Brasil. O viajante que a escolhe encontrará belezas naturais aliadas à diversidade de atrativos culturais que contemplam diferentes segmentos, tais como histórico-cultural, rural, religioso, esportivo, de eventos e negócios, o ecoturismo e o turismo de aventura, entre outros.
No turismo de negócios o Vale Germânico é lugar de Feiras Técnico-Científicas, Varejo e Entretenimento. A possibilidade de realizar boas compras também tem se mostrado um forte atrativo, movimentando os outlets da região. No turismo histórico-cultural a influência dos imigrantes alemães construiu uma identidade única, que se mantém viva por meio das manifestações culturais da dança, do canto coral, da gastronomia, dos festejos populares e das sociedades onde são praticados as modalidades de tiro e bolão. A preservação de centros arquitetônicos em estilo enxaimel, muitos deles tombados pelo IPHAN e IPHAE, propiciam a criação de atrativos turísticos.
A presença forte da religiosidade também deixou um grande legado na região, com inúmeras igrejas, templos e santuários repletos de vitrais e arte sacra. E na parte do turismo rural as atividades em áreas com essa característica são comuns a todos os municípios do Vale Germânico; assim como os balneários em meio à natureza, com oferta de piscinas naturais ou de água tratada, restaurantes com comida típica, campings e pousadas.