Conecte-se conosco

TudoOnline

Calor histórico para Outubro

Confirmou-se a previsão do calor extremo e que fez história na Meteorologia local. No último sábado, dia 12, Campo Bom registrou o recorde de temperatura máxima para um mês de Outubro em 36 anos de registros, atingindo os 39.8°C no meio da tarde, superando o recorde anterior de 39.1°C que ocorreu em Outubro de 1991. A imagem abaixo ilustra o ensolarado e escaldante dia no Feriado de Nossa Senhora Aparecida em Campo Bom que amanheceu com agradáveis 18.3°C de mínima. Ano passado neste dia a Estação de Meteorologia local registrou um agradável dia com a temperatura variando entre os 14.1°C e 30°C.


Já a imagem abaixo ilustra o belo dia de praia ocorrido neste dia no litoral gaúcho, como em Atlântida Sul, onde a máxima chegou apenas nos 24°C, com um contraste térmico de 15.8°C devido a circulação marítima, que teve bom fluxo de veranistas devido ao Feriado citado. Conforme dados da Metsul Meteorologia a temperatura mais elevada no sábado passado ocorreu em Parobé, com 41.2°C em estação particular. Também de acordo com a empresa, o sábado em Porto Alegre foi o dia mais quente já registrado na Capital em Outubro desde o começo das medições em 1910 com 38.4°C, superando o recorde anterior de 38.2°C em outubro de 1991. Já no dia anterior, sexta-feira dia 11, o calor foi forte na região, com a máxima do Estado entre as Estações do INMET atingido 37.9°C em Campo Bom.

O calor foi intenso em todo o RS, inclusive nas partes mais altas da Serra e nos Aparados e também em SC. Aqui próximo, em Canela a máxima atingiu 31.7°C, em Cambará do Sul 31.9°C e na fria São José dos Ausentes incríveis 30.9°C. Em SC na fria e turística São Joaquim, na Estação do INMET fez 29.4°C em Urussanga 40.2°C. O ar quente ainda foi forte no Vale dos Sinos até o início da tarde de domingo, dia 13, pois a máxima em Campo Bom chegou aos 32.3°C ao meio dia e às 15h da tarde com o tempo encoberto a temperatura já tinha caído para 28°C. Este ar quente se intensificou sobre o norte, nordeste e noroeste no RS e Sul de SC onde ocorreram temperaturas extremas recordes.

Em Canela a máxima foi de 31.7°C, em Cambará do Sul 31.9°C e na fria São José dos Ausentes os 30.9°C e em Santa Rosa ( INMET ) a máxima foi de 37.6°C. Conforme dados do Instituto Climaterra de SC, no dia 13, fez 41.8°C na Estação Epagri em Gravatal, a maior temperatura já registrada em Outubro em SC, superando os 41.6°C de Urussanga em 02/10/2019. O calor foi intenso também em Criciúma com 41.3°C. Destaca também que todas as Estações da região de São Joaquim no topo da Serra foi recorde para um mês de Outubro com destaque os 30.7°C na Estação Climaterra/São Joaquim em 22 anos. Na Estação de Vacas Gordas/Urivici a máxima chegou em 30.3°C.

Por outro lado, no Sul e na Campanha do RS, com a chegada de uma Frente Fria ( Sistema de Baixa Pressão ) acontecia um grande contraste com o calor nas Serras Gaúcha e Catarinense, com tempo instável e queda na temperatura, fazia apenas 18.9°C em Bagé, 17.9°C em Jaguarão, 15.9°C em Santa Vitória do Palmar e 19.1°C em Canguçu no meio da tarde.

Com a entrada de uma massa de ar polar as temperaturas caíram ainda mais na segunda-feira dia 14, com as temperaturas despencando as 17h da tarde e associado com chuva, para 9.9°C em Canela, 10.9°C em Cambará do Sul, 8.3°C em Canguçu, 9.7°C em Livramento e 10.5°C em Bagé.

Devido a esta forte onda de calor entre os dias 09 e 13, a temperatura média do mês subiu para 22.4°C, lembrando que a normal histórica é de 19.8°C. A média caiu para 21.5°C com o retorno de dias com temperaturas bastante agradáveis nos últimos dias com a temperatura variando entre os 21°C e mínima de até 13.7°C no entardecer da segunda-feira dia 14, a mais baixa do mês até agora.

O acumulado da precipitação que iniciou no domingo até esta manhã somou 29.2 mm e o total do mês já acumula 134.2 mm. A instabilidade cessou hoje no final da tarde com pancadas de chuva e trovoadas isoladas conforme Boletim do 8° DISME que prevê um sábado e domingo com o tempo nublado a parcialmente nublado com queda na temperatura, variando entre os 14°C e máxima de apenas 21°C, ou seja, muito agradável.

A instabilidade retorna na segunda-feira com nova queda na temperatura , tendo modelos de Institutos projetando mínimas de apenas um dígito na quarta e quinta-feira da próxima semana em Campo Bom, e possível ocorrência de geadas ao amanhecer nas serras gaúcha e catarinense com mínimas que deverão ficar abaixo dos 4.0°C em pontos isolados. Aguardemos!

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível