Conecte-se conosco

TudoOnline

Bulling – Como reconhecê-lo, evitá-lo e combatê-lo

Trauma é a vivência de experiências que trazem padrões negativos no cérebro e fazem a pessoa sentir emoções como medo, raiva, vergonha, entre outras. Quando as situações vividas no momento atual são relacionadas ao evento que originalmente causou o trauma, ela traz também todas as emoções daquele momento em que ele aconteceu. Outros efeitos negativos são as crenças limitantes que afetam a vida amorosa, familiar e até a profissional do indivíduo.

A visão de mundo deformada estimula a pessoa a adotar, consciente ou não, comportamentos de defesa como o de evitar aproximar-se emocionalmente dos outros, evitando assim possíveis mágoas.

Uma das formas mais antigas de se atingir uma pessoa é o bulling. Em particular, na infância o cérebro está em desenvolvimento e pode ser facilmente impressionado. Apelidos pejorativos, brincadeiras que humilham a criança publicamente ou não, perseguição de colegas mais fortes na escola seguida de surras, são práticas relativamente comuns e os pais precisam estar atentos.

Pais e amigos de escola embora queiram o melhor, são os que mais podem gerar tramas com o uso de estereótipos, causando sofrimento à criança e efeitos negativos que duram uma vida inteira. Afinal se você sabe que chamar seu filho de determinado apelido faz com que ele se sinta humilhado, onde está a graça em continuar a fazê-lo?

É impossível estabelecer regras definitivas sobre traumas porque pessoas diferentes são afetadas de maneira e em intensidades diferentes por eventos da mesma natureza. Ou seja, algo que traumatiza uma pessoa pode ter efeito mínimo ou nulo sobre outra.

Apesar dessas diferenças, o bulling marca e dá origem a distúrbios comportamentais que, se não tratados, continuam por toda a vida.

É preciso ter equilíbrio para não deixar que sentimentos como raiva ou frustração se sobreponham a medidas educativas que colaboram para a formação do caráter da criança.

Os pais devem sempre considerar recorrer à ajuda de um profissional da terapia para ajudar não apenas a eles mesmos como a seus filhos, a lidarem com traumas. A TFT tem se mostrado uma terapia extremamente rápida e eficaz no combate a medos, fobias e outras patologias originárias de traumas.

Quanto mais perto da experiência negativa causadora do trauma se der a intervenção dos pais, melhores serão as chances de cura e de superação. Justamente por isso, é bom que os pais se mantenham atentos a sinais de mudanças súbitas de comportamento, acompanhadas ou não de eventos que os pais julguem traumáticos

Um lar onde há bastante carinho e entendimento mútuo, onde os problemas são enfrentados de maneira equilibrada e objetiva, é a principal proteção contra o bulling. Amigos que não rotulem a criança e que acima de tudo a protejam, serão também a base para a formação de um adulto seguro.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível