A adoção de um novo modelo de etilômetro, que agiliza a fiscalização nas blitz da Balada Segura, permitiu que o DetranRS aumentasse 64% o número de abordagens em 2023. As equipes de agentes de trânsito da autarquia abordaram 58.874 condutores nas operações em Porto Alegre e Litoral no período de veraneio. No ano de 2022, o número de abordagens totalizou 35.866 condutores fiscalizados para o consumo de álcool.
O chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito e Ações Educativas Adriano Saraiva ressaltou que o número de abordagens é afetado por inúmeras variáveis: “condições climáticas, número de testes positivos, flagrantes de crime de trânsito, volume de tráfego e muitas outras situações que afetam a realização das blitze ou o tempo de abordagens, mas com certeza a agilidade com o novo etilômetro foi fundamental para esse resultado, já que o número de blitze realizadas foi somente 5% maior do que no ano passado”.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Etilômetro passivo
O novo modelo de etilômetro utilizado pelas equipes do DetranRS funciona por proximidade e realiza uma espécie de triagem. O chamado bafômetro passivo também está sendo usado nas blitze do litoral, que esse ano mobilizam 19 agentes.
O equipamento vem sendo utilizado pelos agentes de fiscalização de trânsito do DetranRS desde o começo deste 2º semestre e tem agilizado bastante a liberação de condutores. A média mensal de abordagens dos agentes do DetranRS na Balada Segura, que era de 4,1 mil (janeiro a maio), passou a 5,4 mil (junho a dezembro).
Leia também:
Flagrantes
Com o aumento de abordagens, o número de flagrantes de embriaguez também aumentou, embora em menor proporção. Foram 21% mais testes positivos e 22% mais recusas em comparação a 2022. Em 2023, 752 condutores foram autuados por teste positivo e 3511 autuados por recusa. A soma dos testes positivo e recusas representa, no entanto, somente 7% do total de motoristas abordados, percentual menor que os 9% de 2022.