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Autoridades decidem baixar limite de velocidade na ERS-239 devido ao número de acidentes

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) estão intensificando as ações para melhorar a segurança viária na ERS-239, entre Novo Hamburgo e Riozinho. Na última semana, o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, reuniu-se com o Major Diego Caetano de Souza e o Capitão Melk Lima de Almeida, do 3º BRBM, com o objetivo de estabelecer ações para prevenir a ocorrência de acidentes e executar diversas medidas, a exemplo de 2021 – quando a estatal desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e o Governo do Estado, uma campanha preventiva no Rio Grande do Sul.

Para prevenir os atropelamentos na rodovia, foi alinhado com o 3º BRBM que a EGR irá realizar intervenções para reduzir a velocidade máxima permitida de 80 km/h para 60 km/h no segmento do quilômetro 25 ao 28, em Sapiranga, e no quilômetro 22, em Campo Bom, com reforço na sinalização vertical em regiões urbanizadas.

Está prevista, até dezembro, a implantação de um controlador eletrônico de velocidade no quilômetro 14,8, nas imediações da rua Bento Gonçalves e Germano Friedrich, em Novo Hamburgo. A iniciativa, respaldada por estudos técnicos, tem como objetivo limitar a velocidade dos veículos e melhorar o acesso à rua Bento Gonçalves, uma das principais causas de acidentes na rodovia. Enquanto isso, será intensificada a fiscalização por parte do BRBM.

A escolha do segmento foi definida por meio de estudos que identificaram as áreas com maior incidência de sinistros com morte. Conforme levantamento do CRBM, foram registrados 14 óbitos neste trecho nos últimos cinco anos.

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Para aumentar ainda mais a segurança dos pedestres, a estatal estuda a instalação de duas faixas elevadas para travessia em pontos estratégicos da rodovia. A escolha dos locais será definida por meio de estudos técnicos que identificarão as áreas com maior risco de atropelamentos. As faixas elevadas, além de reduzir a velocidade dos veículos, também contam com sinalização horizontal e vertical reforçada, garantindo a segurança tanto de pedestres quanto de motoristas.

Outra medida para aumentar a segurança dos usuários que se deslocam pela principal rodovia da região será o reforço na sinalização horizontal e vertical com a pintura do pavimento e a implantação de placas para melhorar a trafegabilidade e a segurança, transmitindo informações visuais para coibir a imprudência dos motoristas. Essa ação deve iniciar imediatamente.

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Trabalho para diminuir imprudência de motoristas:

Conforme o Major Caetano, o CRBM está trabalhando operacionalmente com o aumento de efetivo para viabilizar ações que induzam os motoristas a reduzir a velocidade na rodovia. “Mobilizamos as nossas equipes e instalamos uma base móvel no quilômetro 27 da ERS-239, em Sapiranga, para intensificar a fiscalização com radar móvel e modificar o comportamento do usuário a fim de garantir a segurança viária. Conseguimos elaborar ações que agem nos três eixos importantes para a redução de sinistros de trânsito – engenharia, educação e esforço legal, dessa forma, pretendemos inibir comportamentos imprudentes e, consequentemente, fazer com que os usuários trafeguem dentro dos limites estipulados no local”, frisou.

No momento, existem três passarelas localizadas em pontos estratégicos da ERS-239 – uma em Parobé, no quilômetro 47,5 e duas em Sapiranga, nos quilômetros 26 e 29,5 da rodovia. Além disso, a rodovia conta com 13 dispositivos eletrônicos de controle de velocidade e implantou quatro faixas elevadas para travessia de pedestres em Rolante nos quilômetros 73,5, 75, 75,9 e 81.

 

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