Foi divulgada no final da tarde da sexta-feira a prévia da atualização das bandeiras do distanciamento controlado. A região 07 mais uma vez foi classificada na bandeira vermelha. Pela quarta semana seguida os índices mostraram números estáveis com média final variando entre 1,75 e 1,90. Pelo plano do Governo do Estado médias de pontuação entre 1,50 e 2,50 são classificadas como bandeira vermelha. Os dois fatores principais que contribuíram para isso foram o aumento de internações, 24% com relação a semana anterior e de óbitos 129%. O aumento da capacidade de atendimento com a reabertura de leitos reduziu um pouco o impacto na média final que é calculada analisando onze itens relacionados com a pandemia.
Leia também:
Cestas básicas: Prefeitura faz chamamento para atualização cadastral de beneficiados
Em ação integrada, forças de segurança do RS prendem oito suspeitos de envolvimento em assalto a banco em Criciúma
Pesquisa da Feevale mostra crescimento exponencial da Covid-19 no Vale do Sinos
Instabilidade e ar frio marcam o primeiro final de semana de Dezembro
Para o total do Rio Grande do Sul, houve piora em todos os indicadores. Entre as maiores variações estão o número de casos de Covid-19 ativos (aumento de 20%), os internados em leitos clínicos com Covid-19 registrados nos últimos sete dias (+15%) e os óbitos nos últimos sete dias (+29%). As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações na semana, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (267), Caxias do Sul (162), Passo Fundo (111), Novo Hamburgo (92), Pelotas (76) e Canoas (73).
Contabilizando os pacientes internados por outras causas nesta semana, houve praticamente estabilidade no número de leitos de UTI ocupados. Com a manutenção do total de leitos e o aumento de 3% nos pacientes confirmados internados em UTI, houve nova redução da razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19, chegando ao menor nível desde o início do Distanciamento Controlado: 0,62.
As regiões tem até domingo para enviar seus pedidos de revisão das bandeiras, eles serão analisados e na terça-feira o governador anunciará a classificação final. Desde a última segunda-feira está em vigor um decreto do Governo do Estado que suspende a cogestão que dava aos prefeitos a possibilidade de flexibilizações em alguns setores.