O governador Eduardo Leite divulgou na tarde desta quinta-feira, 30, o plano de distanciamento controlado, estudo realizado para balizar as ações nas cidades, deixando o regramento de combate ao Covid-19 mais próximo da realidade dos municípios do estado, que foram divididos em 20 micro-regiões. Em cada uma destas regiões haverá constante monitoramento do número de casos confirmados do coronavírus, da velocidade de propagação do vírus, do atendimento da rede hospitalar e do impacto econômico que a paralisação de determinado serviço causa na economia. Outros fatores como a exposição ao contágio e a aglomeração de pessoas também são considerados no momento de definir a cor da bandeira da região.
Leia também:
Protocolo da prefeitura volta a atender presencialmente
Família procura idoso desaparecido
Governo do Estado divulga nesta tarde como funcionará o distanciamento controlado, decreto atual deverá ser prorrogado
Sede da associação de moradores da Barrinha é revitalizada
Cada região será enquadrada em uma cor de bandeira, que pode ser amarela, laranja, vermelha ou preta. Campo Bom está na micro-região de Novo Hamburgo com Araricá, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga. Inicialmente a bandeira da região é laranja, principalmente devido ao número recente de novos casos em algumas destas cidades. Nesta condição, quando o novo decreto entrar em vigor, os prefeitos terão mais liberdade para flexibilizar as atividades nos municípios. Porém se surgirem mais casos e a bandeira se tornar vermelha como nas micro-regiões de Lajeado e Passo Fundo, o comércio terá de permanecer fechado.
Durante praticamente três horas, governador explicou o planejamento e esclareceu as dúvidas da imprensa (Foto: Felipe Dalla Valle)
O governador também falou sobre as aulas. Na rede estadual ficam suspensas até o final de Maio. As demais podem retornar antes desde que estejam em micro-região onde as aulas serão liberadas com restrições. Em Campo Bom a Secretaria de Educação prepara um planejamento para retomar as aulas ainda na primeira quinzena de maio. As escolas e todas as demais atividades terão que seguir um rígido protocolo de prevenção contra o coronavírus para permanecer em atividade. As atividades sociais que implicam em aglomerações seguem todas vedadas.
Neste primeiro momento o governador prorrogou o decreto que estava em vigor. Quando o planejamento estiver completo ele entrará em ação, sendo a bandeira atualizada a cada sábado. Durante a próxima semana Eduardo Leite deve assinar novo decreto com os parâmetros para o isolamento controlado.