O Especialista
Até ontem choveu apenas 15,7 % do esperado para agosto
Autor:
Pelo menos até ontem, quinta-feira o acumulado da precipitação para o mês de Agosto acumulou apenas 15.7% do total da média histórica esperada para o mês em 36 anos. O total chegou a 22.4 mm sendo que a média normal histórica é de 141.8 mm (1985/2020).
Após o forte calor ocorrido nesta semana, a previsão de chuva para as últimas horas desta sexta-feira é com baixo volume de precipitação como também para amanhã. O calor retorna forte no domingo com máxima de até 32.0°C e a instabilidade retorna à região entre a próxima terça-feira e quinta-feira dia 26 com um total esperado de 28.0 mm e o total do mês deverá fechar com um total de 50.6 mm, ou seja, apenas 35,6 % do total esperado para todo o mês.
A primavera antecipada:
A imagem em destaque da coluna de hoje ilustra a bela terça-feira dia 17 que mostra a floração dos Ipês Amarelos que já floriram em vários locais da cidade, dando uma paisagem de “Primavera Antecipada”. Normalmente é no mês de setembro que temos a floração deste tipo de árvore, lembrando que a “ Primavera Astronômica “ inicia no dia 22 de setembro as 16:21hs, quando ocorre o Equinócio da Primavera no Hemisfério Sul.
A floração antecipada de algumas plantas normalmente ocorre que se registram dias muito quentes por vários dias seguidos em pleno inverno, como o ocorrido no ano passado no mês de Julho por sete dias seguidos entre os dias 18 e 24 com máximas na média acima dos 30°C. Neste ano tivemos neste padrão apenas 03 dias seguidos no mês de julho entre os dias 23 e 25 em que as máximas superaram os 30°C, e que foi o suficiente para ocasionar a floração antecipada dos Ipês Amarelos numa antecipação da Primavera Visual.
A volta de dias com máximas bem acima da normal histórica para esta época do mês, certamente vai acelerar a floração das demais plantas que estavam adormecidas em consequência dos dias frios de inverno que predominaram este ano.
Confirmou-se a geada do dia 12 de agosto:
Conforme reportado na matéria da semana passada, confirmou-se a ocorrência de geada em Campo Bom no amanhecer do dia 12 de agosto com registro da menor mínima do mês até agora com 3.6°C . Foi a segunda geada de Agosto e a de número 16 do ano, ou seja, já estamos com uma geada à mais da média anual histórica de 15 geadas no ano na cidade (período 1985/2020). Este colunista se dirigiu à cidade de São Francisco de Paula onde registrou uma forte geada na cidade com temperatura mínima de -3.1°C, sendo que a máxima à tarde foi de apenas 9.8°C, como ilustra a próxima imagem.
O dia mais frio de agosto até agora:
Realmente o dia 12 de agosto último está sendo o mais frio do mês até agora se caracterizando como um dia extremamente frio de inverno na média das temperaturas, principalmente na Serra e nos Aparados. Entre as Estações do INMET as menores mínimas neste dia foram de -1.7°C em Cambará do Sul RS, 1.6°C em São Joaquim e no Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra e de 7.4°C em Clevelândia no Paraná. Já entre as Estações particulares em Pinheiro Machado/Estação Curral a mínima foi de incríveis -5.4°C com a máxima atingindo 14.2°C.
Neste dia em Canela/INMET a temperatura variou de -0.7°C e máxima de apenas 8.4°C. Em Gramado na Estação Casa de Pedra a temperatura neste dia variou de 0.8°C até os 7.2°C. Em São José dos Ausentes RS na Estação Mário Zatta a mínima foi de -2.7°C e máxima de apenas 6.7°C. Por último no interior de Cambará do Sul/Estação Anselmi a mínima foi de -2.2°C e máxima de 8.3°C. São exemplos do gelado dia 12 de Agosto.
Muito frio também em SC:
O dia 12 de agosto também foi muito frio em Santa Catarina. Conforme dados da Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) neste dia o Estado registrou 96 dias com geada no ano e 66 dias com temperaturas negativas. As menores mínimas ocorreram em Painel/G.H com -0.8°C, na Estação São Joaquim/Epagri com 1.1°C e de 1.3°C em Timbé do Sul/Mário Zatta. Várias Estações da região tiveram a temperatura média diária muito baixas com máximas de apenas um dígito tais como em Campo Alegre com mínima de 6.2°C e máxima de 8.0°C, em Garuva entre 2.8°C e 5.3°C.; Santa Rosa de Lima entre 2.9°C e 6.3°C e em Bom Jardim da Serra/Eco Resort entre 1.6°C e 7.6°C.
Geada em São Joaquim dia 17 de agosto:
No amanhecer da terça-feira dia 17, SC completou 11 dias com geada em Agosto e 97 dias com o fenômeno neste ano de 2021. As menores mínimas ocorreram em Bom Jardim da Serra/ terra do Gelo com 1.2°C, 2.8°C em São Joaquim/F.K, 3.2°C em Vargem Bonita/F.K seguida de 3.3°C em Urupema/Epagri. A imagem abaixo ilustra a geada ocorrida em São Joaquim SC no amanhecer do dia 12 de agosto com Crédito de Mycchel Legnaghi.
Da geada ao calor de verão em SC:
Conforme dados da CLIMATERRA, após a geada no amanhecer do dia 17, terça-feira no Topo da Serra, no período da tarde as temperaturas foram de Verão no Estado com máximas ultrapassando os 34.0°C com destaque com a máxima de 35.3°C em Itapiranga/SR. Wolfgang. Já em Mondaí/PWS a máxima chegou a 34.6°C e em Caibi/Epagri em 34.4°C seguida de 34.1°C em Iporá do Oeste/Jean W. Thums. Em outras 14 cidades do Estado a máxima superou os 30.0°C.
Calor também no RS:
De acordo com dados da METSUL METEOROLGIA as máximas na terça-feira no Estado ocorreram em Porto Xavier com 35.5°C, em Santa Rosa com 35.0°C, em São Borja com 32.1°C, em Teutônia com 31.7°C, em Feliz com 30.5°C e aqui próximo em Parobé com 30.3°C. Entre as Estações do INMET as máximas neste dia foram de 32.6°C em São Luiz Gonzaga RS, em Urussanga SC com 30.9°C e de 35.4°C na Cidade Gaúcha no PR.