No dia 18 de janeiro de 2023, a Associação Esportiva União, do bairro Porto Blos, completou 37 anos de atividades em Campo Bom. E para comemorar a data, neste domingo (22), houve amistoso da categoria 40 Anos, almoço e show de pagode.
Fundador do clube e atual presidente, Pacífico José Trentin, o Nego, recorda como se deu todo o processo de fundação do time. Tudo começou em um campo que havia nas proximidades do Parque do Trabalhador na metade da década de 1980, onde amigos se reuniam para jogar futebol. Nego e mais alguns amigos decidiram criar um time que logo passou a disputar os campeonatos do município. Na década de 1990, o campo próximo ao CTG foi desativado em função de melhorias na Avenida dos Municípios, mas o União não esmoreceu. Depois de mandar alguns jogos no campo do São Paulo, no bairro Paulista, na década de 1990, a Administração Municipal cedeu à Associação União o campo atual.
Leia também:
MC Tubarão e Eurobike conquistam o terceiro lugar na Geral nas Mil Milhas de Interlagos
Guarda Municipal recupera veículo roubado
Petrobrás confirme aumento de R$ 0,23 no preço da gasolina
Inscrições para ganhar lotes do Distrito Industrial vão até o dia 22 de fevereiro
Para o prefeito Luciano Orsi, a dedicação de desportistas, como o Nego, merece reconhecimento. “Estão de parabéns todos que se dedicaram e se dedicam ao União, pois são essas pessoas que mantém viva essa paixão que é o futebol dos bairros. Nossa gestão sempre esteve ao lado dos clubes e buscamos trazer melhorias para a prática do futebol que continua sendo uma grande paixão”, diz o prefeito.
O secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Assmann, também destaca a importância do União para o esporte campo-bonense. “Parabéns ao Nego e a todos que cooperam para a manutenção do clube. Graças ao esforço e desprendimento desses desportistas, o futebol continua sendo atração nos bairros.”
A Associação Esportiva União se transferiu para o campo atual, na Rua das Flores, em 24 de setembro de 1994. Já em 95, conquistou o vice-campeonato municipal, no Estádio Sady Schmidt, perdendo para o Floresta, nos pênaltis. Em 1998, foi campeão no 1º quadro e no Veterano (acima de 30 anos), na Copa Polar, organizada pela Liga Campo-bonense de Futebol, e no mesmo ano foi campeão no 1º e 2º quadros no Municipal. De lá para cá se acumularam as conquistas. Somente na categoria 40 Anos, segundo Nego, já foram sete títulos de campeão.