Na tarde desta segunda-feira, 15, o prefeito Luciano Orsi acompanhou o evento on-line de assinatura do Termo de Operação entre Consórcios Públicos do Rio Grande do Sul, organizado pelo Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Ageconp). Objetivo foi formalizar o termo de colaboração entre as entidades, possibilitando unidade na negociação e na modelagem jurídica para aquisição dos imunizantes contra a Covid-19.
Leia também:
Homem encontrado morto na Metzler
Prefeitura aumentou em nove vezes a distribuição de cestas básicas durante a pandemia
Butantan envia mais 3,3 milhões de doses de vacina ao governo
Campo Bom registra seis mortes por covid-19 durante o final de semana
Como presidente da Amvars – Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, Luciano Orsi já vinha debatendo este assunto com os demais prefeitos e prefeitas da Região. “Entendemos que a vacinação em massa é o único caminho para salvar vidas e proporcionar a retomada da economia. Na semana passada, também de forma remota, estivemos reunidos com secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, juntamente com associações de prefeitos de diversas regiões do Estado, apresentando a ela as nossas intenções e preocupações”, disse Luciano.
A união de mais de 450 prefeitos (dos 497 municípios gaúchos) que já aderiram ao consórcio mostra a unidade na busca por imunizantes. Mostra também a inconformidade e cobrança dos gestores municipais contra a morosidade do Governo Federal na aquisição das vacinas e, consequentemente, a ineficácia do PNI – Plano Nacional de Imunizações. Vale ressaltar que o consórcio viabiliza um maior poder de negociação com os laboratórios. “Não podemos permanecer sentados, esperando que o Governo Federal cumpra com sua obrigação”, frisou o prefeito.