Após um dia espetacular, ensolarado, clima extremamente agradável com mínima de 14.5°C, a menor do mês até agora e máxima de 26.6°C, na quarta-feira dia 06, a instabilidade retornou novamente ontem na região. A chuva iniciou após as 4h da madrugada e até as 11h da manhã acumulou 24.8 mm. A primeira das imagens abaixo ilustra a manhã chuvosa de ontem, onde observa-se que com a chuva de ontem e precipitações já ocorridas no início desta semana, os banhados próximo ao Rio dos Sinos já tinham recebido bastante quantidade de água com tendência de aumento dos níveis até amanhã de manhã, pela descida das águas da serra.
O dia amanheceu chuvoso com mínima de 16.3°C e as 9h fazia apenas 17.8°C a mais baixa do mês até agora para este horário, e as 11 h já fazia 18.9°C. Aqui próximo em Canela, na Estação do INMET localizada à 831 metros de altitude, a mínima ao amanhecer foi de 13.9°C e as 09 h registrava 14.9°C e o acumulado da precipitação até as 10h somava 24.4 mm.
A imagem do satélite GOES-16VA, na manhã de ontem, mostrava que a instabilidade com chuva moderada a forte estava concentrado a partir do centro à leste do Estado com deslocamento para o Norte e Nordeste. Já a Campanha, o extremo Oeste e Sul do Estado estavam livres deste Sistema de Baixa Pressão, apresentando tempo bom e ar bem mais seco. Em Bagé, por exemplo, o dia amanheceu com tempo bom e mínima de 13.1°C e com 19.1°C as 9h da manhã com umidade relativa do ar em 74%.
Felizmente no período da tarde as nuvens se deslocaram ao Norte do Estado, trazendo o retorno do tempo bom à região, já com registros de alagamentos na região metropolitana sem maiores consequências. Hoje o tempo será bom, mas volta a se instabilizar novamente amanhã, sábado, mas com volumes menores de precipitação que assim esperamos.
Nos primeiros 08 dias do mês, só tivemos tempo bom no dia 01, na quarta-feira dia 06 e nesta sexta-feira. O destaque climático nesta semana foi o do elevado volume de precipitação ocorrido entre a tarde da segunda-feira e início da madrugada da terça, dia 05, com acumulado de 66.4 mm, o mais elevado ocorrido desde o dia 27 de abril que somou 91 mm e alagamentos em vários bairros da cidade. Vale lembrar, que a maior precipitação do ano até o momento, ocorreu durante a noite/ madrugada do dia 09 de março de 2019 com 101.4 mm, que na época ocasionou graves alagamentos na cidade e em especial em Novo Hamburgo.
Com a chuva de ontem o acumulado do mês já está em 103.0 mm o que corresponde a 77% da média normal histórica que é de 133.4 mm em 35 anos. Ano passado choveu apenas 94.4 mm, lembrando que o novembro mais chuvoso ocorreu em 1996 com 300.9 mm e o mais seco em 1985 com apenas 13.0 mm.
Assim os volumes de chuva elevados no início desta semana e que se somaram às precipitações dos dias anteriores determinaram uma forte elevação dos rios que tem nascente na Serra e desembocam nos vales como os Rios Taquari, Caí, Sinos e Jacuí. Aconteceram alagamentos em Estrela e Lajeado no Vale do taquari, em Montenegro e São Sebastião do Caí no Vale do Caí e em São Jerônimo no Vale do Jacuí nesta semana.
Até ontem, apesar de o Rio dos Sinos estar acima do seu nível normal, estava a poucos centímetros para atingir ruas e casas na região. A imagem acima ilustra o alagamento em parte de uma das pistas da via lateral que passa sob a ponte do Rio dos Sinos na BR-116 em São Leopoldo, conforme imagem registrada na última quarta-feira por este colunista.
De acordo com dados da METSUL Meteorologia na manhã de ontem, o nível do Guaíba no Cais Mauá em Porto Alegre estabilizou em 2,28 metros desde o início da madrugada, lembrando que o nível de inundação no Cais Central é de 3,00 metros, marca que ocorre o extravasamento no local. Também conforme dados da METSUL, ontem até o meio da manhã em Lajeado, no Vale do Taquari já acumulava 63 mm e com alagamentos no município.
À longo prazo, a tendência do tempo para o Feriadão da próxima semana é de que teremos predominância de tempo bom, podendo ocorrer uma pequena instabilidade passageira no período da manhã do dia 15, data em que se comemora a Proclamação da República e com temperaturas agradáveis nos 03 dias, variando entre mínimas de 15.0°C/16.0°C e máximas entre 25.0°C/27.0°C. Calor mais intenso está previsto somente a partir do dia 19 de Novembro. Aguardaremos!