Conecte-se conosco

Geral

Aprovado projeto de lei complementar que limita ICMS dos combustíveis

O Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Segundo a proposta, esses produtos seriam classificados como essenciais e indispensáveis, levando à fixação da alíquota do ICMS em um patamar máximo de 17%, inferior à praticada pelos estados atualmente.

O objetivo do projeto é provocar a redução no valor dos combustíveis na bomba, aliviando o gasto do consumidor com gasolina, que supera os R$ 7 o litro no país, e com o diesel, beneficiando também caminhoneiros e transportadores. O PLP também busca reduzir o valor do gás de cozinha e da conta de luz.

Leia também:

Conselho Municipal do Idoso faz apelo pela conscientização a respeito da violência contra a pessoa idosa

Municipal de futebol começa a definir semifinalistas

Superlua será visível na noite desta terça-feira

Futsal Série Bronze define confrontos das semifinais na sexta-feira

O projeto de lei é bastante polêmico pois é uma reação do Governo Federal ao aumento constante de combustíveis provocado pela guerra entre Ucrânia e Rússia. Esses reajustes constantes tem provocado aumento da inflação bem acima do teto programado pelo Ministério da Fazenda o que acarreta na perda do poder de compra da população. Porém a simples redução de impostos que são importantes  fontes de renda dos estados e municípios, que fizeram seus planejamentos orçamentários contando com o percentual maior. O texto também prevê a compensação da União de parte das perdas de receita dos estados, porém não prevê de onde virão os recursos, uma vez que não há previsão no orçamento da União.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível