Após decisão favorável à retomada da cogestão regional, o governo do Estado publicou, neste domingo, 21, novo decreto com a atualização das regras do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. Além de permitir aos municípios adaptarem seus protocolos à realidade local, o documento prorroga a suspensão de atividades não essenciais entre 20h e 5h nos dias úteis e durante todo fim de semana e feriados. As novas medidas são válidas a partir da 0h desta segunda-feira, 22, até as 23h59 do dia 4 de abril.
Na noite de sábado, o Estado, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), entrou com um recurso no Tribunal de Justiça do RS buscando a suspensão da liminar que impedia o retorno do modelo de cogestão, anunciado pelo governador Eduardo Leite na sexta-feira.
Leia também:
Nova carga de vacinas chega a Porto Alegre e deverá ser distribuída aos municípios no início da semana
Petrobras reduz preço dos combustíveis
Brasil recebe hoje 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility
Criminoso morto no litoral em carro com placas de Campo Bom
Desde então, as regiões que aderiram à cogestão já puderam iniciar a revisão para atualizar seus planos considerando as mudanças nos protocolos de bandeira vermelha, também previamente divulgados, que é o nível mínimo de restrição que deve ser observado neste momento em que todas as regiões estão classificadas em bandeira preta. Além disso, as prefeituras podem adotar restrições mais severas, mas não menos rigorosas do que determina o decreto estadual.
Não há prazo para a atualização dos planos regionais, devendo ser utilizadas as regras de bandeira preta até que isso seja feito. A partir dos decretos municipais, as regras já passam a valer nas respectivas cidades. Independentemente das regras locais, a suspensão geral de atividades não essenciais entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e aos fins de semana e feriados é válida em todo o Estado até 4 de abril.
Confira na matéria as novas regras do decreto: Mesmo com cogestão decreto do governo do estado proíbe abertura do comércio nos finais de semana, confira o que pode abrir