O Especialista
Após estiagem histórica agora temos enchente e geada
Autor:
A histórica estiagem iniciada em dezembro do ano passado e que se estendeu até o início do mês de maio, agora é substituída por uma grande enchente em várias regiões do Estado e em SC. Entre os rios mais atingidos temos o Caí, Taquarí, Sinos, Paranhana que acabam as suas vazões no Guaíba e com certeza irão ocasionar grande enchente nas ilhas em Porto Alegre.
Em Campo Bom, entre a madrugada do dia 07 (terça-feira) até as 11h da manhã da quarta-feira dia 08, choveu 111.0 mm e o acumulado do mês já atingiu a média mensal histórica em 35 anos para o mês que é de 165 mm. Dentro deste total, em 24h, ou seja entre as 9h do dia 07 às 9h do dia 08 o acumulado foi de 86.8 mm, o maior volume do ano até agora.
O total da precipitação até ontem corresponde a 80,7% do total que choveu entre janeiro e abril, comprovando o quanto foi impactante o déficit pluviométrico no primeiro quadrimestre do ano. O quadro da grave estiagem começou a reverter em maio quando choveu 38,6% acima da média esperada e em junho 35,7% acima. O desvio à maior também irá ocorrer em julho, pois como já citado já atingimos o total esperado do mês, e a partir de sábado a meteorologia está prevendo o retorno das chuvas, mas em volumes bem menores ao ocorrido nesta semana, agravando ainda mais a atual cheia do Rio dos Sinos.
Na medição feita às 10h de ontem na régua da ponte da Barrinha, o rio tinha subido 41 cm em 24h, medindo 6,86 metros, que já é cota de cheia. Hoje a medição já estava quase em 7,30m agravando a situação da enchente, lembrando que historicamente as grandes cheias do Sinos ficam na média entre 7,10m è 7,20 m na régua da ponte da Barrinha. A imagens abaixo ilustra a cheia do Sinos que já atinge áreas de lazer no Bairro Porto Blos na manhã de ontem.
A maior enchente após 1965, ocorreu em agosto de 2013 com a marca de 7m86cm após acumulado de 224.3 mm entre os dias 22 e 27. Também nos últimos 10 anos, as maiores enchentes em Campo Bom ocorreram em julho de 2011 com 07m34cm no dia 23 de julho, e de 07m72 cm em 16 de julho de 2015, que foi a segunda maior após a de setembro de 1965.
A seguir detalhes e manchetes da Metsul Meteorologia dos últimos dois dias comprovando a magnitude desta enchente também histórica para várias cidades do Estado:
1- O Rio Taquari tem a maior cheia desde os anos 50;
2- Levantamento exclusivo da Metsul mostra que foi a maior chuva em tão curto período no mês de julho em décadas em algumas cidades, o que explica as enchentes de grandes proporções;
3- Maquiné no Litoral Norte enfrenta a maior enchente em uma década;
4- Encantado sofre uma das maiores enchentes da história da cidade do Rio Taquari como também em Lajeado;
5- Igrejinha teve aproximadamente 50 famílias desabrigadas com a cheia do Rio Paranhana e Parobé com áreas alagadas foi uma das cidades mais atingidas por inundações na região metropolitana até a quarta-feira.
Frio e Geadas:
A atual onda de frio, hoje está completando o 15° dia seguido e deverá durar ainda pelo menos por mais 06 dias. O auge do frio até agora ocorreu no amanhecer do último sábado, dia 04 de julho, a imagem acima ilustra, com geada moderada e a mínima do ano com 2.2°C.
Ontem ingressou uma nova massa de ar polar e a previsão é de que hoje teremos nova ocorrência de geada e mínima ao amanhecer entre 3°C e 4°C. A mínima entre as Estações do INMET ontem, registraram 0.4°C em Quaraí, -1.2°C em Bom Jardim da Serra em SC e de 2.3°C em General Carneiro no PR. De acordo com a Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) ontem Santa Catarina completou 45 dias com marcas negativas no Estado.
Nos modelos de ontem, a Meteorologia está indicando que após a passagem da nova instabilidade entre o sábado e domingo, na segunda-feira dia 16, nova e intensa massa de ar polar trará muito frio e geadas que se estenderão até a quinta-feira pelo menos, podendo no dia 15 ocorrer temperatura negativa em Campo Bom. Aguardaremos…