O governo do estado está realizando uma pesquisa sobre os dados da situação da pandemia do coronavírus nas diversas regiões do estado e com base nos números desta semana deve decidir se renovará ou não o decreto emitido no início do mês que determinou o fechamento do comércio por 15 dias. A pesquisa encomendada junto à Universidade Federal de Pelotas entre outras coisas deverá estimar qual o número de casos não notificados ou sem teste. Esta informação é importante diante da realidade da falta de testes para constatar com mais veracidade o atual cenário do coronavírus no Rio Grande do Sul.
Leia também:
Temperatura entra em elevação
Solidariedade une Campo Bom no combate ao coronavírus
Com pouca movimentação preço da gasolina despenca e pode ser encontrado a R$ 3,66
Novos pagamentos de R$ 600 serão liberados nesta terça-feira
A abertura do comércio em cidades que ainda não registraram casos do covid-19 poderia trazer riscos para a população destas cidades, pois se houver movimentação em direção a estas cidades, deve acontecer também a contaminação involuntária. Como a maioria das cidades menores não tem hospital e a minoria que tem hospital não dispõe de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), as informações da pesquisa serão importantes para avaliar o potencial de atendimento da rede de saúde.
Na última semana o governador já flexibilizou a abertura para parte das atividades que estavam no decreto do início do mês. Não está descartada que a liberação ocorra de forma regionalizada, observando a estrutura de saúde e os dados de contaminação obtidos na pesquisa que está sendo finalizada. De qualquer modo caso seja flexibilizada a abertura, os comerciantes terão de se adequar as normas de atendimento, como diminuição da capacidade de pessoas no interior dos estabelecimentos e a higienização dos ambientes.