Amanhã dia 20 de Junho, exatamente as 18h44min, inicia o Inverno Astronômico no Hemisfério Sul, que se estende até o dia 21 de Setembro quando inicia a Primavera. Neste dia ocorre o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul e o Solstício de Verão no Hemisfério Norte. É quando a Terra está equidistante dos equinócios e o Polo Norte inclinado em 23,5° em direção ao Sol, ou seja, os raios solares estão a pino no Trópico de Câncer (Lat.23,5°).
Amanhã sábado, teremos o dia mais curto do ano em Campo Bom com o nascer do Sol às 07h17 e o Ocaso do Sol às 17h31, ou seja os raios solares estarão presentes apenas 10 horas e 14 minutos.
Confirmou-se a manchete da edição da semana passada. Na sexta-feira dia 12, “ Dia dos Namorados “ a máxima prevista ficou apenas 0.2°C abaixo da esperada, atingindo os 29.8°C, sendo que entre as Estações do INMET a máxima do Estado ocorreu em Teutônia com 31°C, enquanto que no Jardim Botânico em Porto Alegre a máxima foi de apenas 26.6°C.
Já no domingo dia 14, ocorreu a primeira geada do ano em Campo Bom com mínima de 4.4°C (foi projetado 5°C) como ilustra a imagem abaixo e na média tivemos o dia mais frio do ano com 9.1°C. A geada repetiu-se no dia 15, quando ocorreu a mínima do ano até agora com 4.3°C, mas como a máxima no período da tarde subiu até 20.1°C, a média diária subiu para 11.8°C. O segundo dia mais frio do ano até agora ocorreu no dia 01 com 10.5°C, com a mínima de 8.3°C e a máxima mais baixa do ano até agora com 15.1°C.
A outra imagem, publicada abaixo, mostra a geada forte ocorrida ao amanhecer do mesmo dia em Canela, registrada pelo Observador Meteorológico Luiz Augusto Rath de Novo Hamburgo, no Bairro Santa Terezinha onde a mínima foi de -2.0°C. Na Estação do INMET na cidade a mínima foi de 0.5°C e a máxima subiu para apenas 9.3°C e na Região do Castelinho variou entre 0.8°C e 12.1°C.
As mínimas foram negativas no RS e SC neste dia com geadas fortes em Estações particulares, enquanto que nas Estações do INMET não baixaram dos 0.0°C conforme exemplos abaixo. No dia 14, fez -0.8°C no Bairro São Jorge em Bagé e na Estação do INMET apenas 1.3°C. Em São José dos Ausentes na Estação particular fez -1.1°C e na Estação do INMET 0.0°C. Na localidade de Tainhas em São Francisco de Paula a mínima foi de -0.4°C e a máxima à tarde chegou nos 13.4°C. A primeira quinzena de junho fechou com média de 15.2°C, ou seja, 1.0°C acima da média normal histórica em 35 anos que é de 14.2°C.
Como sempre o frio foi mais intenso em Santa Catarina. Em São Joaquim a mínima foi de -2.9°C no Pericó, e no Bairro Jardim Bandeira quase centro da cidade a mínima foi de -1.3°C e na Estação do Inmet a mínima registrada foi de 0.1°C. O frio foi intenso também em Bom Jardim da Serra/Est.F.K com -2.6°C, em Urupema -2.6°C também, e em Urubici/Vacas Gordas com -2.4°C. Na Estação Sede da Empresa CLIMATERRA a mínima foi de -0.9°C e a máxima chegou a 18.3°C.
O amanhecer na segunda-feira dia 15 foi ainda mais frio em SC. As menores mínimas ocorreram em Bom Jardim da Serra /Mascalero Rancho com -4.1°C e na outra Estação na região Rio Porteira a mínima foi de -2.8°C. Em São Joaquim a mínima foi de -1.1°C. Conforme dados da Climaterra( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer), no dia 15, SC somou 51 dias com geada e 35 dias com marcas negativas em 2020. Também em Novo Hamburgo houve registro de geada fraca no amanhecer da segunda-feira, dia 15, no Bairro Operário com mínima de 4.0°C conforme dados do Observador Meteorológico Luiz Augusto Rath.
Outro destaque climático nos últimos dias foi o do acumulado da precipitação ocorrido no último sábado, dia 13, com 40.6 mm em Campo Bom. O acumulado do mês já atinge 88.0 mm que corresponde a 63,4% da média histórica em 35 anos que é de 138.8 mm. Em Canela também choveu bem neste dia com 45.2 mm região próxima à nascente do Rio dos Sinos, o que contribuiu bastante na elevação do leito do Rio dos Sinos diante da estiagem histórica neste ano.
Modelos Numéricos projetavam nesta semana uma forte Massa de Ar Polar para os últimos dias de junho, o qual trataremos na coluna da próxima semana.