Alvo de uma Operação da Polícia Federal em 2019 a empresa de investimentos Indeal teve a falência decretada pela Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo, que comunicou a decisão à 7ª Vara Federal de Porto Alegre. A empresa que tinha sede em Novo Hamburgo e participação societária de um campo-bonense, foi acusada de funcionar como uma pirâmide financeira com criptomoedas e desviar dinheiro de clientes.
Na Operação da Polícia Federal também foi divulgado que a empresa não tinha permissão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para realizar as transações a que se propunha, o que é proibido por lei. Essa ação segue tramitando na justiça, aguardando somente a sentença, os sócios da Indeal respondem por organização criminosa, operação de instituição financeira sem autorização legal; gestão fraudulenta de instituição financeira; apropriação e desvio de valores de instituição financeira e emissão e comercialização de títulos e valores mobiliários.
Leia também:
Mais da metade dos motoristas pagaram o IPVA até o final de janeiro
Deputado protocola proposta que libera venda de bebidas alcoólicas em estádios no RS
Emei Chapeuzinho Vermelho será reinaugurada dia 11 de fevereiro
A empresa que atraía clientes com a promessa de rentabilidade de até 15% ao mês é apontada como responsável por uma pirâmide financeira que teria lesado mais de 30 mil investidores em todo o país movimentando mais de R$ 1 bilhão. Com o decreto, todos os bens que foram sequestrados pela Justiça, incluindo imóveis, veículos e ativos financeiros, devem ser encaminhados à Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo.
Em maio de 2022 a empresa havia ingressado com pedido de recuperação judicial com a justificativa de que os bens da empresa estavam indisponibilizados pela Justiça. Porém em novembro o processo foi extinto pois não atendia aos requisitos legais. Todos os bens dos sócios foram confiscados e a jstiça segue rastreando o dinheiro desviado que pode estar em contas e investimentos no exterior.
Relembre algumas ações da Polícia Federal em Campo Bom na investigação do caso Indeal:
FBI apreende cerca de R$ 135 milhões de campo-bonense sócio da InDeal
Operação contra sequestradores e sócio da Indeal cumpre mandados em Campo Bom
Nova operação da Polícia Federal no caso Indeal cumpre mandados em Campo Bom