O Especialista
Abril inicia com frio e geadas
Autor:
Vários modelos e empresas de meteorologia como a Metsul e Climaterra(Ronaldo Coutinho/ Piter Scheuer) estavam prevendo muito frio e geadas nas Serras do RS e de SC entre os dias 31 de março e 02 de abril nos modelos da última quarta-feira. Aqui em Campo Bom as mínimas previstas eram de 9.0°C no amanhecer de ontem, (foi de 10,8°C) 8.0°C no amanhecer de hoje (que acabou se confirmando em 8,6°C) e de 9.0°C amanhã sábado dia 02. Temperaturas próximo dos 0.0°C e abaixo estavam previstas ocorrerem nestes dias nas regiões mais frias nos três estados do Sul. Mínimas de apenas um dígito em Campo Bom e Região no mês de março ocorreram pela última vez em 2012 e lá se vão 10 anos. Reportaremos sobre este frio e as geadas na próxima edição.
A primeira geada de março no dia 28
No início desta semana ocorreu a primeira geada deste mês nas Serras do RS e de SC, onde a mínima ocorreu em São Joaquim na Estação Jardim bandeira/Tadeu localizada próximo ao centro da cidade com apenas 3.6°C. Na localidade de Pericó em São Joaquim/SC a mínima foi de 3.8°C onde a tarde subiu até os 23.8°C com grande amplitude térmica seguido de 3.9°C em Vargem Bonita/F.K. Em SC esta foi a oitava geada deste ano. A primeira imagem da coluna desta semana ilustra a geada ocorrida neste dia no Vale Caminhos da Neve registrada por Mycchel Legnaghi.
O fenômeno também ocorreu no pátio da Empresa CLIMATERRA que registrou mínima de -0.3°C na relva com manchas de gelo na grama e mínima de 6.0°C no abrigo. De acordo com Ronaldo Coutinho nos últimos 36 meses em apenas um, dezembro de 2020, não teve geada no Topo do Serra em SC.
Frio e geada não registrada no RS
Neste mesmo dia, o frio também foi forte aqui no Estado nos Campos de Cima da Serra, mais especificamente na região da Estação particular localizada na Cabana Mário Zatta em São José dos Ausentes onde a mínima foi digna de geada com 3.5°C. O fenômeno não foi observado e não divulgado por ninguém talvez por falta de um observador local ou devido a falta de interesse em valorizar o registro deste importante fenômeno meteorológico que entraria no rol da história climática da região e do Estado.
Já em SC esta deficiência na falta de registros de um dos fenômenos mais importantes da Meteorologia não acontece graças a atuação e profissionalismo de Ronaldo Coutinho da Empresa CLIMATERRA que tem incentivado o interesse de surgimento de novos observadores do tempo e na instalação de inúmeras Estações em baixadas do Planalto Sul Catarinense. Aqui no RS esta lacuna já vem acontecendo infelizmente há várias décadas. Entre as Estações do INMET as mínimas no dia 28 ocorreram em Vacaria RS com 9.3°C, em Bom Jardim da Serra SC no Morro da Igreja com 8.6°C e de 11.0°C em General Carneiro no PR. Campo Bom neste dia registrou mínima de 14.3°C e máxima de 30.4°C num belo dia de Sol.
Março termina com temperatura abaixo da média
Após um início de mês bastante quente com média de 2.0°C acima da normal histórica nos primeiros 10 dias, as temperaturas começaram a baixar coincidindo com o início do Outono Astronômico no dia 20 de Março. Até a quarta-feira dia 30, a média do mês caiu até próximo de 1.0°C abaixo da normal histórica invertendo a média ocorrida nos primeiros 10 dias. No mês ocorreram 13 dias com máximas iguais ou superiores à 30°C e de 12 dias com mínimas igual ou superior a 20°C. A recorde máxima no mês ocorreu no dia 05 com 37.5°C e a menor até o dia 30 de 12.6°C no amanhecer do dia 21 de março.
Modelos na quarta-feira estavam indicando mínimas abaixo de 10°C para estes dias , o qual detalharemos na próxima semana. O recorde de mínima em março em 37 anos ocorreu no dia 29 em 2012. Antes ocorreu no dia 29 de março de 2000 com 9.2°C e no dia 27 de março de 1998 com 9.5°C. No ano de 1997 a mínima foi de 9.8°C ocorrendo nos dias 25 e 26 de março, única vez que aconteceu por 02 dias seguidos. Nesta série histórica do mês de março que teve início no ano de 1985, a primeira mínima de um dígito ocorreu no ano de 1990 com 8.7°C, a segunda menor para o mês.
Teremos um inverno rigoroso e com mínimas negativas este ano?
Nestes 37 anos conforme levantamento efetuado, observou-se que em todos os anos em que ocorreram mínimas de um dígito e inclusive nos que se situaram entre os 10°C e 11°C, os invernos foram rigorosos e com uma temperatura negativa pelo menos. Em se confirmando tal tendência este ano mais uma vez teremos um inverno rigoroso e mínima negativa considerando também que continuamos com influência do fenômeno Lá Niña que é outro evento climático determinante para que assim ocorra, como por exemplo nos anos de 1990 e 2000 que foram os mais rigorosos.
Último calor de março
Um dos destaques climáticos desta semana foi o do forte calor que ocorreu na cidade na última terça-feira, dia 29 com máxima chegando nos 34.5°C após um amanhecer extremamente agradável com mínima de 14.3°C. Já o Litoral Norte teve neste dia o predomínio do sol e temperatura muito agradável permitindo inclusive o banho de mar como em Atlântida Sul com temperatura em torno de 27.0°C conforme ilustra a imagem acima registrada por Joel Rocha Borges. Entre as Estações do INMET neste dia fez 26.2°C em Tramandaí e de 27.4°C em Torres.
O segundo mês de março mais chuvoso em 37 anos
Até às 16h da tarde da última quarta-feira dia 30, o acumulado da precipitação em Campo Bom somava 232.0 mm, sendo o segundo Março mais chuvoso em 37 anos, superado apenas pelos 240.9 mm registrados no ano de 2016. A imagem destacada desta coluna ilustra a melhoria do tempo na tarde da última quarta-feira em Campo Bom que neste dia somou 30.6 mm até às 16h da tarde com crédito de Nilson Pedro Wolff.